Contando com uma equipe comprometida, formada por clínicos gerais, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas e outros, o Programa Melhor em Casa  continua contribuindo para desafogar os hospitais de emergência e ao mesmo tempo proporcionar um atendimento mais humanizado e próximo da família.

Implantado no Hospital Geral de Palmas (HGP), o programa já atendeu mais de 270 pacientes desde 2014. Atualmente, 24 pacientes são beneficiados, número máximo que o hospital atende simultaneamente, oferecendo atenção domiciliar, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções.

Entre os pacientes beneficiados com o programa Melhor em Casa estão  aqueles com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica e que necessitam de recuperação com redução dos riscos de contaminação e infecção. O aposentado de 65 anos, Valdemir Tavares é um dos beneficiados pelo programa. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), passou um período internado no HGP e agora recebe, na comodidade do seu lar, os cuidados dos profissionais de saúde. Durante a semana Valdemir passa por sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, consulta com médico  e outros. “Eu acho muito bom. Além de receber os profissionais em casa todos os dias tenho o contato com os meus filhos, familiares e amigos”, disse.

Outro paciente que é beneficiado pelo programa  é o aposentado Sebastião  Francisco, de 83 anos. Para  a filha e dona  de casa moradora do Taquari,  Ilda Nunes Francisco,  o atendimento é muito importante e ajuda no trabalho como cuidadora. “Este programa foi Deus que colocou para ajudar a cuidar de  meu pai. Os profissionais  são maravilhosos, cuidam dele todos os dias,  oferecem sessões de fisioterapia, fazem curativos “, ressaltou.

O Fisioterapeuta André da Gama Lima, que faz parte do programa no HGP, destacou que a partir do acompanhamento direto das atividades e ocupações do paciente, o fisioterapeuta é capaz de definir as melhores técnicas a serem aplicadas, assim considerando que a Fisioterapia Domiciliar pode ser aplicada no conforto da casa do paciente, o que garante o conhecimento do seu dia a dia por parte dos profissionais. Embora seja vista como uma aplicação necessária apenas para pacientes acamados ou impossíveis de realizar grandes locomoções, a Fisioterapia Domiciliar apresenta uma série de vantagens em sua aplicação permitindo encontrar as barreiras que o impeçam de ter um dia a dia saudável, livre de riscos como quedas ou pequenos acidentes.

Como participar do programa?

O enfermeiro e coordenador do programa lembra que para ter acesso ao serviço o paciente deve está internado no Hospital Geral de Palmas,  possuir um cuidador e morar na zona urbana da Capital.  “O paciente que participa deste programa só tem benefícios. Em casa a recuperação é extremamente vantajosa, sem grandes riscos de infecções hospitalares e a família recebe orientações sobre as dúvidas que surgem no dia  a  dia”, ressaltou.

Além de proporcionar comodidade para os pacientes, o Programa Melhor em Casa apresenta uma economia, de acordo com dados do Departamento de Atenção Básica e da Coordenação Geral de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde. Com a implantação da Atenção Domiciliar obtém-se economia de até 80% nos custos de um paciente, quando comparado ao custo desse mesmo paciente internado em uma unidade hospitalar.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPreso em Colinas funcionário que matou procuradores no MT, homem vendia gado dos patrões
Próximo artigoEm audiência pública, Wanderlei Barbosa cobra do governo solução imediata para greve dos servidores