Inspetor e fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apreenderam 36 barras de queijo mussarela, totalizando 144 quilos, impróprias para o consumo humano, durante uma vistoria realizada nesta terça-feira, 29, em um laticínio, no município de Buriti do Tocantins, extremo norte do Estado. O proprietário do estabelecimento foi notificado e multado no valor de R$ 3 mil e os produtos apreendidos e inutilizados no lixão da cidade de Augustinópolis.

Na ocasião, os inspetores verificaram adulteração na data de fabricação dos produtos, estado de maturação adiantado, aspecto disforme, com presença de rachaduras e manchas, forte odor e ranço. Além disso, os produtos estavam embalados e estocados em câmara fria com a data de fabricação de 25 de outubro de 2015.

De acordo com o inspetor agropecuário, Fernando Loiola Nunes, ao ser questionado o empresário confessou as irregularidades. “Ele afirmou que os produtos tinham sido devolvidos pelo distribuidor, pois apresentavam mofo e ranço, e estavam sendo lavados, escaldados e reembalados para serem novamente encaminhados ao mercado consumidor”, disse.

Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, as vistorias e fiscalizações realizadas pelo serviço de inspeção oficial visam garantir alimentos seguros e inócuos à população, que consome produtos com o selo do Serviço de Inspeção Estadual-SIE. “As medidas colaboram para o combate as fraudes e o comércio clandestino que colocam em risco à saúde pública”, ressaltou.(Ascom)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPolícia apreende menor e recupera  objetos furtados Araguaína
Próximo artigoPolícia prende em Pedro Afonso dois foragidos da Justiça do Pará e do Maranhão