mais medicos
mais medicos
mais medicos

As médicas brasileiras Alyne Sousa Cardoso e Glaucyane Motta Soares,disponibilizadas pelo Programa Mais Médicos, do Governo Federal, iniciaram seus atendimentos na manhã desta terça-feira, 3, em Araguaína.

As profissionais estão atendendo nas equipes do Programa Saúde da Família nos setores Jardim das Flores e Barros. A cidade foi selecionada na primeira chamada do Programa com cinco profissionais. Os outros três profissionais ainda não têm data para apresentação.

O município foi o segundo a receber o maior número de médicos no Tocantins.

O primeiro foi Palmas, que recebeu 11 profissionais. Os outros profissionais selecionados para atuar em Araguaína por meio do programa Mais Médicos foram os brasileiros Marcela Mayara Ferreira e Luiz Antônio Cunha Castro; e Ariel Diaz Garcia, com formação no exterior.

As duas médicas se apresentaram ao município no dia 2 de setembro, quando a Secretaria de Saúde de Araguaína apresentou o perfil de cada localidade de atuação. As unidades que receberam os médicos foram escolhidas peloMinistério da Saúde. De acordo com o superintendente de Atenção Básica de Saúde, Osmar Negreiros Filho, Araguaína solicitou 10 médicos para as vagas do Programa Saúde da Família.

Tempo integral

Os médicos têm carga horária de 40 horas semanais no Município. Os profissionais do programa recebem bolsa federal de R$ 10 mil e farão especialização em Atenção Básica durante os três anos do programa, pagos pelo Ministério da Saúde. A Prefeitura ainda dará aos profissionais ajuda de custo R$ 2 mil.

“Médicos em tempo integral e já remunerados pelo Governo Federal é uma vantagem que nenhum município pode dispensar”, apontou o secretário de Saúde, Rubens Neves.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEx-prefeito de Itaguatins é condenado a devolver mais de 55 mil corrigidos e multa
Próximo artigoAlunos do Pronatec participam de aula inaugural de curso rural