O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, firmou, no último dia 20, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município de Santa Fé do Araguaia, com o objetivo de garantir o pleno funcionamento do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

De acordo com o Promotor, alguns gargalos impostos pelo Município prejudicam o pleno exercício das funções dos conselheiros, os quais reclamam constantemente da dificuldade de acesso aos dados necessários para a elaboração do parecer obrigatório enviado ao Tribunal de Contas.

No documento, a prefeita Elsir Soares Ferreira, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Maria Feitosa, o presidente do Sintet, Jesulê Guida e a atual presidente do Conselho do Fundeb, Kelly Lima de Sá, se comprometem a respeitar a paridade na composição do colegiado e o prazo mínimo de 20 dias para indicação de novos membros do conselho, antes do término do mandato dos atuais conselheiros.

O Município comprometeu-se a garantir as condições materiais adequadas para a realização das atividades do colegiado, como espaço físico, material de apoio e cessão de servidores do município para auxiliar nas análises técnico-contábeis.

Outro ponto definido pelo TAC diz respeito ao repasse mensal de informações sobre despesas realizadas com recursos do fundo, extrato de conta-corrente específica para movimentação do fundo, além de gastos e demonstrativos das despesas efetuadas com dotação do Fundeb.

Sidney Fiori ressalta que o não cumprimento de qualquer cláusula do referido Termo acarretará em multa diária de um salário-mínimo, recurso que será revertido para o Fundo Municipal de Infância e Adolescência.

PALESTRA

Para discutir a temática do Fundeb, o Ministério Público do Tocantins, por meio do Centro de Apoio às Promotorias da Infância e Juventude (Caopij), com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Cesaf), promove na próxima sexta-feira, dia 27, seminário sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

O seminário é voltado para membros e servidores do MPE, juízes e demais integrantes do Poder Judiciário, conselheiros do Fundeb, prefeitos, gestores da educação municipal e demais membros do sistema de justiça do Tocantins.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAraguatins recebe oficina de viabilidade econômica em Apicultura
Próximo artigoIFTO campus Araguatins tem passeio ciclístico em homenagem aos seus 25 anos de criação