O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) lança nesta quarta-feira, 18, em Araguaína,região norte do Estado, a campanha da Semana Nacional de Trânsito 2013. O evento acontece às 14 horas, no auditório do Sistema FIETO .

A campanha ‘’Balada Consciente – Se beber, não dirija’’ tem como o foco o público jovem, de 20 a 39 anos, que é a principal vítima dos acidentes e mortes no trânsito.

Durante as ações da campanha serão realizadas blitzen educativas, visitas nos bares, restaurantes e universidades para distribuição de etilotestes (bafômetros educativos), além de palestras e demais ações desenvolvidas pelos parceiros do Detran-TO na SNT 2013.

De acordo com um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros brasileiros ingeriram bebida alcoólica. O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito ( Contran ) para a SNT 2013 foi ”Década Mundial de Segurança no Trânsito 2011-2020: Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito. Efeitos, responsabilidades e escolhas” . O mote álcool e direção foi escolhido em um período em que está em evidência e discussão a Lei Seca (lei 11.705), que proíbe o condutor de dirigir sob o efeito do álcool.

Durante o evento em Araguaína haverá palestra do servidor do Detran-TO e Especialista em Segurança no Trânsito, Yuri Nery de Assis. A palestra tem como tema ‘’Mobilidade Urbana’’.

Lançamentos

No dia 19 será a vez do lançamento da SNT em Gurupi, a 230 km da capital, região sul do Estado, às 09 horas, no auditório do 4° Batalhão da Polícia Militar. No dia 20 o lançamento acontecerá em Palmas, às 14 horas, no auditório do Palácio Araguaia e contará com a presença da Coordenadora de Educação para o Trânsito do Departamento

Nacional de Trânsito ( DENATRAN ), Maria Cristina Alcântara Andrade Hoffmann .

Parcerias

Além do Detran-TO, diversos órgãos e instituições também desenvolverão ações para comemorar a SNT e promover a conscientização dos cidadãos.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCâmara marca para 2 de outubro audiência pública que discutirá possível cartel de combustíveis em Palmas
Próximo artigoAgnolin preside audiência em defesa dos direitos das pessoas com Deficiência