Na manhã desta sexta feira, 27, alunos da Escola Municipal Dr. César Belmino colocaram em prática a primeira etapa do programa Mais Educação, da Secretaria Municipal de Educação. Foram apresentações artísticas, culturais e jogos de futebol de salão nas modalidades masculino e feminino envolvendo também alunos de escolas convidadas. As atividades foram realizadas na quadra da escola.

A coordenadora, Eliane Campos, ressaltou o empenho dos alunos para desenvolver as ações. “Nesta primeira fase observamos um grande avanço na aprendizagem dos alunos. A participação deles nas atividades dentro e fora da sala de aula teve um ganho de qualidade”, ressaltou.

Para a aluna Alessandra de Oliveira, de 10 anos, o Mais Educação vem transformando sua vida. “A escola é minha segunda casa, sou apaixonada por ela porque aqui posso fazer o que gosto: jogar futebol, pintar, reciclar objetos e me aplicar mais nos estudos”, contou a aluna.

Mais atividades

Durante a culminância do projeto, também foram apresentados materiais reciclados pelos alunos, cartazes e pinturas realizadas durante as aulas.

“Este é um momento muito especial para a educação municipal. Hoje vimos crianças que tinham muita dificuldade de aprendizagem mudando essa realidade por meio do programa. São mais de seis horas na escola, onde elas recebem todo tratamento necessário para a construção do conhecimento”, explicou o superintendente pedagógico da SEMED, Railon Borges.

Para o Secretário de Educação Jocirley de Oliveira, é evidente que o programa Mais Educação tem elevado o índice de aprendizagem dos alunos e reduzido de maneira significativa a evasão e a repetência escolar. “É uma política pública de eficácia que favorece o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, social e intelectual dos nossos alunos. E no que depender da SEMED, o programa será expandido para todas as unidades de ensino será feito”, afirmou Oliveira.

Mais Educação

O programa é desenvolvido no município de Araguaína em parceria direta com o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Atualmente a Secretaria de Educação acompanha e implementa o Mais Educação em 25 escolas urbanas e duas Rurais e atende mais de 6 mil alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.

O programa tem como objetivo oferecer aos alunos atividades esportivas, de reforço e de inclusão no contra turno escolar e assegurar, no mínimo, sete horas de permanência na escola.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDesenvolvimento regional será um dos temas do Encontro Macrorregional
Próximo artigoEx aluno da Escola Agrotécnica Federal de Araguatins assume na Câmara de Marabá