Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Ação requer na Justiça o abastecimento adequado de medicamentos nos hospitais do Estado
    TOCANTINS

    Ação requer na Justiça o abastecimento adequado de medicamentos nos hospitais do Estado

    By Norte do Tocantins24 de setembro de 2013
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    Medicamentos genéricosOs Ministérios Públicos Estadual e Federal e as Defensorias Públicas do Estado e da União ajuizaram, nesta segunda-feira, 23, uma Ação Civil Pública (ACP) com pedido de liminar contra o Estado do Tocantins, na qual requerem que seja garantido o fornecimento, aos hospitais públicos do Tocantins, de todos os medicamentos e insumos necessários ao seu adequado funcionamento.

    Em 39 páginas, a ACP descreve uma “flagrante omissão da administração pública em cumprir seu dever constitucional de garantir a prestação adequada da assistência à saúde”, tendo como base três inspeções realizadas no Hospital Geral Público de Palmas (HGPP), nos meses de agosto e setembro deste ano, por representantes das quatro instituições que ajuizaram a ação.

    Nas inspeções, foram reincidentes os relatos de médicos, técnicos e pacientes sobre a falta de medicamentos avançados e básicos e também de insumos de rotina no HGPP, a exemplo de luvas e de fitas para testes de glicemia. Alguns familiares, inclusive, estariam comprando medicamentos para pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Uma senhora teria falecido, após cirurgia realizada em agosto deste ano, em decorrência da falta de antibiótico, segundo boletim de ocorrência reproduzido no texto da ACP.

    O diretor do HGPP, Paulo Faria, reconheceu que faltam medicamentos e insumos. De acordo com os relatos presentes na ACP, quando chegam, eles são sempre em quantidade inferior ao que foi solicitado pela unidade hospitalar à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que estaria falhando nas fases de planejamento, compra e logística de distribuição.

    A situação não se restringe à capital. Um inquérito civil instaurado em março de 2013, também por parte dos Ministérios Públicos Estadual e Federal e das Defensorias Públicas do Estado e da União, verificou o desabastecimento nos demais hospitais da rede pública estadual e nos hospitais de pequeno porte municipais.

    Reunião

    Em 12 de agosto, foi realizada uma reunião entre a Secretária Estadual de Saúde, Vanda Paiva, e as partes que ingressaram com a ACP. Na ocasião, ela reconheceu o desabastecimento e comprometeu-se a resolvê-lo, tendo apresentado atas de registro de preço que, segundo afirmou, demonstravam que em 15 dias os problemas de fornecimento seriam sanados em definitivo. Porém, na última vistoria realizada pelo grupo ao HGPP, em 17 de setembro, a coordenadora da farmácia do hospital relatou que a situação continuava a mesma.( flávio herculano)

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleSENAR inicia quatro cursos na região Norte do Tocantins
    Next Article Ataídes Oliveira não abre mão de candidatura ao Governo em 2014 e articula apoio do PMDB
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Gaguim participa de lançamento de Amastha em Palmas e recebe reconhecimento por atuação municipalista

    5 de setembro de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa e outros políticos lamentam morte da esposa de Renato Jaime

    4 de setembro de 2026

    Esposa do ex-secretário Renato Jayme morre em grave acidente; ele está em estado grave

    4 de setembro de 2026

    MP denuncia cinco homens por duplo homicídio na zona rural de Araguaína

    28 de agosto de 2026

    Prazo para recursos de concurso da Prefeitura de Araguaína são suspensos após ação do MPTO

    28 de agosto de 2026

    Ex-funcionário de escola é condenado a 9 anos e 4 meses por estupro de vulnerável

    27 de agosto de 2026

    Últimas Notícias

    “Bateu em mulher? Vai para a cadeia”, dispara Dorinha diante de multidão em Araguaína

    5 de setembro de 2026

    Gaguim participa de lançamento de Amastha em Palmas e recebe reconhecimento por atuação municipalista

    5 de setembro de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa e outros políticos lamentam morte da esposa de Renato Jaime

    4 de setembro de 2026

    Esposa do ex-secretário Renato Jayme morre em grave acidente; ele está em estado grave

    4 de setembro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.