Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Deputado Federal Carlos Gaguim avança em propostas legislativas importantes para o Brasil
    POLÍTICA

    Deputado Federal Carlos Gaguim avança em propostas legislativas importantes para o Brasil

    Por Norte do Tocantins13 de agosto de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    O deputado federal Carlos Gaguim, representante do União Brasil, está com projetos em destaque na Câmara dos Deputados esta semana com a apresentação de diversas propostas legislativas que abordam temas cruciais para o desenvolvimento e a sustentabilidade do país. As pautas vão desde a conscientização ambiental até o fortalecimento econômico e a inovação tecnológica.

    Entre as propostas em discussão está o Projeto de Lei 2238/2021, que tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Este projeto visa a criação da Semana Nacional de Conscientização sobre Resíduos Eletroeletrônicos. A iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância do descarte correto de dispositivos eletrônicos, um tema relevante diante do crescente volume de lixo tecnológico gerado no Brasil.

    Outro projeto importante é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, apensada à PEC 231/2019, também em análise na CCJC. Esta proposta visa altera o artigo 159 da Constituição Federal, com o objetivo de aumentar em 1,5% a entrega de recursos pela União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de março de cada ano. A medida é vista como um reforço necessário para os cofres municipais, especialmente em tempos de crise econômica.

    Na área de inovação tecnológica, destaca-se o Projeto de Lei 1539/2024, apensado ao PL 4719/2023, que está sendo discutido na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação. Este projeto propõe a criação do Fundo de Incentivo ao Desenvolvimento e Inovação da Indústria de Inteligência Artificial (Fidia). O fundo pretende alavancar a indústria de IA no Brasil, impulsionando a pesquisa, o desenvolvimento e a aplicação dessa tecnologia no país.

    No campo da proteção ambiental e animal, o Projeto de Lei 3355/2021, apensado ao PL 11210/2018 e tramitando na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, propõe a proibição de matar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, que tenham sido apreendidos em situações de maus-tratos. A proposta busca endurecer as penalidades contra o abuso e o maltrato de animais, refletindo o crescente movimento de proteção animal no Brasil.

    Por fim, o Projeto de Lei 1258/2024, apensado ao PL 715/2024 e em análise na Comissão de Saúde, pretende alterar o § 5° do artigo 3° da Lei n° 11.903, de 14 de janeiro de 2009. A proposta exige que todas as apresentações farmacêuticas sejam obrigatoriamente comercializadas com as respectivas bulas impressas. A medida é vista como essencial para garantir que os consumidores tenham acesso fácil e direto às informações sobre os medicamentos que estão adquirindo.

    Essas propostas refletem o compromisso do deputado Carlos Gaguim em abordar questões que impactam diretamente a vida dos brasileiros, desde a proteção ambiental até a promoção da inovação e o fortalecimento econômico dos municípios. A semana promete ser decisiva para a tramitação dessas importantes iniciativas legislativas.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorPolícia Civil promove 2ª Caminhada Agosto Lilás nesta quinta-feira, 15, em Araguaína
    Próximo artigo Em São Paulo, governador Wanderlei Barbosa bate o martelo na B3 para construção do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Instituição para crianças e adolescentes avança após inspeção do MPTO em Piraquê

    3 de março de 2026

    Com recursos assegurados por emenda parlamentar, Amélio Cayres entrega iluminação do Estádio JK em Esperantina

    9 de fevereiro de 2026

    Léo Barbosa solicita inclusão em lei para regulamentar acumulação de cargos de policiais penais

    4 de fevereiro de 2026

    Miguel do Cajueiro assume Secretaria Executiva de Cidadania e Justiça e reforça protagonismo do Bico do Papagaio

    9 de janeiro de 2026

    Assembleia aprova Projetos de Jorge Frederico que punem abandono de animais e fortalecem direitos de pais de PCDs

    27 de novembro de 2025

    Léo Barbosa destina R$ 200 mil para aquisição de novos equipamentos para a APAE de Palmas

    26 de novembro de 2025

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.