Crédito: Getty Images

Nesta manhã de terça-feira (15), um apagão generalizado atingiu o Distrito Federal e os 25 estados brasileiros, com exceção de Roraima, na Região Norte. A falta de energia foi ocasionada por uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional, por volta das 8h31, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia (MME).

O ONS informou que a ocorrência causou uma separação elétrica entre as regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações.

As regiões Sul e Sudeste ficaram sem energia “para evitar a propagação da ocorrência”, sob uma ação coordenada, afirmou a ONS.

Ministério de Minas e Energia se pronuncia sobre o apagão

Conforme publicado em nota oficial pelo MME, por volta das 9 horas da manhã, a partir de dados do ONS, houve uma “ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15). Estados do Sudeste também foram afetados.”

Segundo o Ministério, a interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

Às 10h51, em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, o MME comunicou que já houve retomada das cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No momento, as equipes atuam para restabelecer as cargas ainda afetadas nas regiões Norte e Nordeste.

Até às 10h22, 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste já estavam restabelecidos.

O Ministro Alexandre Silveira também determinou a criação de uma sala de situação e lidera todo processo de retomada, bem como determinou a rigorosa apuração das causas do incidente do apagão.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno do Tocantins lança projeto Escola de Emoções aproximando famílias com o ambiente escolar
Próximo artigoGovernador Wanderlei Barbosa participa das festividades do Senhor do Bonfim em Natividade