Agora os pacientes renais crônicos que precisam se deslocar até a capital tocantinense para fazer hemodiálise contam com mais conforto e comodidade durante as viagens, isso graças a nova van que foi cedida pelo gabinete da Prefeita Deusany Batista à Secretaria Municipal de Saúde. O veículo foi recebido pelo Poder Executivo Municipal em novembro de 2021 e agora soma junto aos veículos da saúde do município.

A van veio para reforçar a frota da saúde municipal, conforme destacou Darlan Oliveira, Secretário Municipal de Saúde. “A van que atualmente transporta os pacientes de hemodiálise é maior e mais confortável, o que contribui de modo expressivo com a qualidade do translado desses pacientes, que devem ser tratados de forma especial, pois sabemos que as doenças crônicas são graves e requerem cuidado e atenção redobrados. Essa atuação do município é imprescindível”, explicou.

A hemodiálise é o procedimento em que uma máquina filtra e limpa o sangue, retirando do corpo do paciente resíduos que prejudicam a saúde, como o excesso de sal. Realiza o trabalho que o rim não consegue mais fazer. Para ter acesso ao serviço de transporte, basta que o paciente procure a Secretaria Municipal de Saúde, portando laudo médico que ateste a necessidade de hemodiálise, já com as datas em que realiza o tratamento.

A van faz o translado dos pacientes renais crônicos em todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Já nas terças e quintas-feiras o veículo ainda atende pacientes que precisam se deslocar para realizar consultas, exames e cirurgias agendadas por meio do Sistema Nacional de Regulação (SISREG).

O senhor Abel, morador de Novo Acordo que utiliza o transporte concedido pela Prefeitura ficou animado com o novo veículo. “Essa van nos ajuda muito, nos busca em casa e deixa na clínica, depois nos busca na clínica e deixa em casa. Nós enfrentamos muitas dificuldades no dia a dia, que bom que com a viagem a Palmas não precisamos nos preocupar, pois é toda por conta da Prefeitura”, comentou Abel.

A prefeita Deusany Batista também ressaltou a importância da van para a saúde do município. “Que bom que a van está sendo utilizada para garantir mais qualidade de vida a estes pacientes. A saúde é o nosso bem mais precioso, por isso, precisamos trabalhar para proporcionar cada vez mais condições melhores a quem necessita”, pontuou a chefe do Poder Executivo Municipal.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPC indicia homem por estupro de menina de apenas 7 anos em balneário de Xambioá
Próximo artigoWanderlei Barbosa registra candidatura à reeleição a governador do Tocantins