O pré-candidato a deputado estadual e vereador em Gurupi Ivanilson Marinho (SD) percorreu municípios do Bico do Papagaio nos últimos dias e constatou: “a região é uma grande potência, com uma população lutadora e que precisa de incentivos e atenção”. Tanto em reuniões nas cidades, quanto nos assentamentos, os moradores reclamaram da falta de trabalho e a dependência de indicações políticas para conseguir um emprego público.

“Vou lutar pela realização de mais concursos públicos para o Tocantins, pois o último grande certame estadual já tem dez anos. E também buscar incentivos para geração de emprego na iniciativa privada e fomento ao empreendedorismo”, frisou Ivanilson, detalhando que os últimos concursos: do Quadro Geral foi em 2012; da Educação, em 2009; e da Saúde, em 2008.

Ivanilson percorreu, de sexta, 29, a domingo, 31, os municípios de Darcinópolis, Aguiarnópolis e Ananás. Visitou assentamentos rurais em Riachinho, Luzinópolis. E se reuniu com líderes de Angico, Axixá do Tocantins, Praia Norte e Araguatins; encerrando as atividades em Esperantina.

Ações
Com foco na geração de emprego e renda, Ivanilson colocou a criação de uma política de crédito para os pescadores do Bico do Papagaio adquirirem equipamentos, destinação de emendas para fortalecimento do turismo na região – estrutura nas praias, torneios de pesca, enduros de motos, festivais artísticos – e implementação de cursos profissionalizantes, em parceria com o IFTO, UFNT, Unitins e Sistema S.

“Também temos que retomar as obras do Projeto Sampaio e concluí-lo. E ainda garantir o cascalhamento das estradas que ligam povoados e assentamentos às cidades e todo apoio ao produtor de leite e agricultor familiar da região”, afirmou o pré-candidato à Assembleia Legislativa Ivanilson.

Saúde e educação
As famílias do Bico do Papagaio também cobraram melhorias na saúde e na educação. “Para garantir o tratamento de saúde, os moradores do Bico do Papagaio precisam se deslocar até 300 km, indo para Araguaína, para ter acesso ao serviço. Essa realidade precisa ser modificada, precisamos ampliar e equipar melhor o Hospital Regional de Augustinópolis; instalar uma maternidade em Araguatins e auxiliar os municípios a criarem Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)”, ressaltou Ivanilson.

Sobre a educação, Ivanilson argumentou que precisa ser priorizada no Bico do Papagaio, ampliando o ensino superior e garantindo melhorias nos ensinos fundamental e médio.  “Pensar em modelos de educação que permitam a conclusão dos estudos e também seja profissionalizante, logo ampliando as chances do jovem entrar no mercado de trabalho e, assim, garantir um emprego.”

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCaixa financia R$ 16,3 bilhões em julho e bate recorde histórico na contratação habitacional
Próximo artigoHospitais estaduais serão divididos para atender casos de varíola dos macacos de acordo com a gravidade