Prefeito e Governador Wanderlei Barbosa

O Governo do Estado do Tocantins, através da Secretaria Estadual de Educação-SEDUC, entregou na última semana as novas instalações da Escola Indígena Malaua, localizada no território Indígena da Aldeia Santa Izabel do Morro, município de Lagoa da Confusão-TO.

Em respeito à comunidade tradicional Indígena que vivenciava um momento de luto, o ato de entrega foi realizado em uma cerimônia simples no pátio da escola e contou com a presença do Diretor Regional de Educação, Neivon Bezerra de Sousa, da regional de Paraíso do Tocantins, além do vereador Luiz Edvaldo, presidente da Câmara Municipal de Lagoa da Confusão-TO, do Secretário Municipal de Juventude Esporte e Lazer, Homário Lopes, dentre outros representantes da Prefeitura do município.

Ao todo, foram investidos na reforma R$ 826.478,00 contemplando cobertura, rede elétrica, hidráulica, esquadrias e pintura geral da unidade escolar.

A reforma da Escola é uma resposta a um pedido feito pelos líderes da comunidade Indígena diretamente ao Governador Wanderlei Barbosa, durante visita à Aldeia.
Na ocasião, Wanderlei visitou à comunidade à convite do prefeito Thiago Carlos, para acompanhar a situação das enchentes.

O Secretário Estadual de Educação, ressalta que além da reforma geral da estrutura, a unidade de ensino recebeu novos equipamentos: 100 conjuntos aluno; oito conjuntos professor; cadeiras do tipo longarina; e arquivos. “São investimentos que visam garantir melhores condições de aprendizagem para os nossos estudantes indígenas. Estamos trabalhando em mais de 70 processos para reforma de escolas indígenas. Só na Ilha do Bananal temos mais cinco obras já em andamento”, destacou o gestor da SEDUC.

A Escola Maluá, oferece ensino fundamental completo (do 1º ao 9º ano) e ensino médio (1ª a 3ª série), e conta com 30 profissionais, todos indígenas, sendo 17 professores e 13 servidores que atuam nos setores administrativos. Ao todo, 290 alunos estudam atualmente na unidade educacional.

O Prefeito Thiago Carlos agradeceu ao Governo do Estado pela atenção à comunidade: “A entrega desta reforma deixa clara a preocupação do governador Wanderlei Barbosa com a nossa Educação. Em nome de todos os indígenas da Aldeia Santa Izabel, gostaria de agradecer e parabenizar à Secretaria de Educação e a todos os estudantes pelas novas instalações.”, destacou.

Woubedu

Para o diretor da unidade de ensino, Woubedu Karajá, a reforma da unidade foi uma grande conquista para a comunidade local. “Esperávamos muito tempo por essas melhorias. A escola estava sem porta nas salas, os banheiros estavam sem água. Nós pedíamos há anos essa obra, mas só agora que tivemos retorno. Nós estamos muito felizes”, pontuou.

Wekuka

A estudante Wekuka Marcileia Karajá também comemorou. “Parecia que estávamos esquecidos. A escola estava feia, agora está parecendo uma casa bem bonita e arrumada. Ficou linda. Com essa reforma, sinto até mais vontade de estudar”, ponderou.

Uiara

Já a estudante Uiara Malaleliru destacou a importância da escola para aldeia. “A escola é o lugar de todos nós. E agora que ficou mais bonita a gente quer cuidar. Aqui a gente aprende muita coisa, da cultura da nossa língua. Aprende português e outros assuntos [disciplinas]. Estou muito feliz”, ressaltou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorForagido da justiça é preso pela PRF em Colinas do Tocantins
Próximo artigoEm Araguatins, PRF apreende veículo ‘clonado’