Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Coronel Márcio Barbosa é o novo Comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins
    TOCANTINS

    Coronel Márcio Barbosa é o novo Comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins

    Por Norte do Tocantins29 de agosto de 2022
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    O Coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça foi nomeado como novo Comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins. Ele substitui o Coronel PM Júlio Manoel da Silva Neto. O Comandante Geral, Cel Barbosa, também foi designado para responder pela Casa Militar do Tocantins.

    Foi nomeado ainda o Coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza como Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins, que assume o cargo no lugar do também Coronel PM Wesley.

    Os atos foram publicados na edição número 6.160 do Diário Oficial do Estado, publicado em edição extra neste sábado, 27.

    Perfil do novo Comandante

    O Coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça é do Quadro Operacional da Polícia Militar do Tocantins – PMTO e natural de Goiânia – GO.

    Formado pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, onde foi declarado aspirante a oficial no ano de 2001.

    Coronel Barbosa é Bacharel em Segurança Pública pela Academia Policia Militar de Minas Gerais, realizou o Curso de Especialização “Lato Sensu” em Segurança Pública pela Policia Militar da Paraíba, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Segurança Pública, Cidadania e Direito pela FAC Unicamp, Curso de Especialização Lato Sensu de Gestão Tecnológica Educacional pela Policia Militar da Paraíba, Curso Política e Planejamento e Gestão Estratégica em Segurança Pública e o

    Na área operacional, possui Curso de Tiro Policial Método Giraldi, Curso de Identificação Veicular ministrado pela Polícia Rodoviária Federal, Curso de Segurança Física e Dignitários pela TEES Brazil na cidade de Curitiba-PR e Curso Fundamentos para Repressão ao Narcotráfico e Crime Organizado.

    Como docente, Cel Barbosa desempenhou suas atividades dentro de PMTO como instrutor de Legislação de Trânsito para alunos do Curso de Formação de Oficias, Curso de Habilitação de Oficias, Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos e Cursos de Habilitação de Sargento e Cabo e Legislação Especifica para o Curso de Formação de Soldado.

    Possui diversas condecorações, dentre elas, Medalha por tempo de serviço na PMTO (10 anos), Medalha Tiradentes conferida pelo Governador do Estado do Amazonas através da Policia Militar do Amazonas e a Medalha Guardião conferida pelo Gabinete Militar da Governadoria do Estado de Goiás.

    Na corporação exerceu diversas funções operacionais, administrativas e de comando, como o comando e subcomando de Unidades como Comandante da 1ª Companhia do 1º BPM e Chefe da Seção de Trânsito do 1º BPM nos anos de 2001 a 2003, Comandante da Companhia de Alunos e Coordenador do Curso de Habilitação de Cabos na Academia de Policia Militar Tiradentes no ano de 2004, Chefe de Equipe de Segurança do Governador e Ajudante de Ordens do Governador do Tocantins entre os anos de 2004 a 2009, Chefe da Segunda Seção do Estado Maior da Policia Militar do Tocantins no ano de 2010, Sub Comandante do 4º BPM nos anos de 2011 e 2012, Sub Comandante do Comando de Policiamento da Capital nos anos de 2013 e 2014, Ajudante de Ordens do Governador entre os anos de 2015 até março de 2018, Comandante do 4º BPM de 2018 a 2019, Chefe Estado Maior da PMTO nos anos de 2019 a 2021 e ultimamente desempenhava a função de Comandante do Comando de Policiamento Especializado nos ano de 2021.

    #NortedoTocantins Norte TOCANTINS
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorEm Colinas e Brasilândia, Governador Wanderlei Barbosa participa de festividades culturais e exalta eventos: “sintonia com o povo”
    Próximo artigo Governador Wanderlei Barbosa mostra força na região do Vale do Araguaia, em evento em Paraíso
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026

    Farm Day reúne produtores no sul do Tocantins e amplia debate sobre inovação, mercado e sustentabilidade no agro

    17 de abril de 2026

    Homem é condenado por perseguição virtual com perfil falso ao atual namorado da ex-companheira

    15 de abril de 2026

    Transparência em emendas parlamentares: MPTO detalha regras de rastreabilidade para Filadélfia e Babaçulândia

    15 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.