Ascom

Com o objetivo de oferecer maior conforto e segurança aos Romeiros do Senhor do Bonfim, que peregrinam para pagar suas promessas pelas graças alcançadas, o deputado federal Vicentinho Júnior (PL-TO) participou nesta terça-feira, 03, de uma audiência no Ministério do Turismo, para solicitar a liberação de R$5 milhões para construção de uma hospedaria, para atender os fiéis, em Natividade e R$2 milhões para a reforma do Santuário.

Vicentinho Júnior explicou que “os devotos caminham por longos dias até o santuário e neste período ficam acampados de forma precária. Este investimento busca dar a oportunidade para que os romeiros consigam descansar antes de participarem das festividades”. A tradicional Romaria do Senhor do Bonfim, que acontece no mês de agosto é a maior festa religiosa do Tocantins. A reforma do Santuário visa oferecer maior estrutura para mais de 100 mil romeiros que todos os anos passam pelo local.

Outro ponto mencionado na reunião foi a inclusão do festejo, no calendário do turismo religioso do Ministério para divulgação nacional e internacional, o que contribuirá com o desenvolvimento econômico e social da região. Com participação virtual, o senador Eduardo Gomes (MDB), fez questão de garantir a sua contribuição para beneficiar os fiéis. Gomes lembrou que as romarias estão entre as mais importantes manifestações religiosas e culturais do País. Além disso, as festividades garantem renda as famílias locais”.

Dom Romualdo, bispo da Diocese, de Porto Nacional e o pároco do Santuário do Bonfim, padre Leomar da Silva, agradeceram o empenho dos parlamentares em preservar as tradições e o respeito à fé dos tocantinenses. Devoto do senhor do Bonfim, o secretário Nacional de Infraestrutura Turística, Vicentinho Alves, pontuou que o sistema do Ministério está disponível para o cadastro das propostas de modo que sejam iniciadas o mais breve possível. Além do parlamentar, participaram do encontro representantes do Ministério do Turismo e da Arquidiocese de Porto Nacional.

Comentários do Facebook