Em Brasília, os majores Carneiro e Matos participaram de alinhamento da Operação Biomas / CBMTO

Dois oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins participaram, entre os dias 04 e 06, em Brasília – DF, do alinhamento operacional que marcou o início das ações da Operação Guardiões do Bioma, promovido pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Força Nacional de Segurança Pública, Militares Ambientais do Brasil.

A iniciativa da Operação Guardiões do Bioma é do governo Federal, com foco na proteção dos Biomas Amazônico, Cerrado e Pantanal, como estratégia para livrar essas áreas dos incêndios florestais, queimadas ilegais e dos desmatamentos.

Participaram do evento Bombeiros Militares e Policiais Militares Ambientais das Regiões Norte, Centro-Oeste e do Estado do Maranhão.

Do Tocantins foram os majores Clóvis Eduardo Carneiro, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Araguaína, e Alex Matos Fernandes, diretor-executivo da Defesa Civil Estadual.

“A participação dos Corpos de Bombeiros Militares, e neste caso do CBMTO, teve grande importância, além de estarmos integrando a Operação. Foi uma oportunidade de estar trocando experiência com militares de outras corporações, compartilhando as ações aqui realizadas. Isso nos mostrou que estamos no caminho certo, além de conhecer as ações que estão dando certo em outras corporações de outros estados foi muito significativo”, afirmou o major Matos.

A Operação Guardiões do Bioma foi lançada recentemente em Brasília, oportunidade em que o comandante geral do CBMTO e coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Reginaldo Leandro, também esteve presente.

Segundo o major Matos, “após os momentos de aprendizado e de construção de conhecimento, ficamos ainda mais cientes que, com a Operação “Guardiões do Bioma”, teremos mais uma ação que visa preservar o meio ambiente, a incolumidade das pessoas e do patrimônio. Quem tem a ganhar com isto é a nossa sociedade e o nosso meio ambiente”.

Para o major, “novas experiências nos levarão a um melhor trabalho e a uma melhor resposta com a otimização de recursos e melhores resultados”.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMais de 4 toneladas de pescado clandestino são apreendidas em Palmas
Próximo artigoMorre Procurador do Tribunal de Contas do Tocantins