Prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro

Após anos de luta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), anunciou ao sindicato, o pagamento das titularidades, progressões e retroativos durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira (14/08). O Sintet reivindica o pagamento das titularidades desde 2013, quando houve a primeira greve que pontuava essa demanda. Outras duas greves da categoria ocorreram em 2015 e 2017.

Na reunião, a Semed se comprometeu em entregar ao Sintet, na próxima semana, um cronograma do pagamento das progressões, titularidades e retroativos dos profissionais da educação.

Na ocasião, ficou acordado ainda que a comissão do PCCR volta a se reunir a partir da próxima terça-feira (18), respeitando todas as normas de segurança, com garantia de local e E.P.I.’s ofertados pela Semed.

“Recebemos esse anuncio como uma grande conquista para a categoria, que após anos de luta e espera ver mais próxima a realização desse direito”, disse o presidente José Roque Santiago.

Retorno das aulas

A Semed respondeu ao Sintet, que não há ainda, uma data prevista para o retorno das aulas presenciais. A secretaria estuda um modelo híbrido de ensino, mas o Sintet se posiciona contrário a qualquer retorno às aulas neste momento da pandemia. “Estamos no pico da pandemia, qualquer retorno agora é inviável e indiscutível”, disse o presidente José Roque. O Sintet também solicitou da Semed para que fosse aberto um canal de diálogo para discutir as demandas da educação, entre elas, o retorno às aulas.

Participaram representando o Sintet: o presidente, José Roque Santiago e os diretores da regional de Palmas: Fábio Lopes e Roque Marques. Da Semed participaram: a secretária municipal Cleizenir, Anice Souza, Valéria Albino, Belmiran e Diego.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorLéo Barbosa participa de inauguração de obras do CRAS de Aparecida do Rio Negro, executadas com emenda de sua autoria
Próximo artigoGovernador do Tocantins fala sobre pandemia da Covid-19, alerta população e destaca ações