Queimadas

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) emitiu nesta quarta-feira, 12, uma recomendação para que o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) notifique todos os responsáveis por imóveis e empreendimentos que tenham sido focos de incêndios em 2019, sobre o período restritivo de queimadas vigente em 2020. A Portaria do Naturatins nº 84/2020 suspende a emissão de novas autorizações de queimadas controladas, bem como as que já foram emitidas este ano, até o dia 13 de novembro.

A recomendação reforça que a poluição no ar gerada pelas queimadas pode tornar ainda mais críticos os sistemas de saúde nos municípios, que já sofrem os efeitos severos da pandemia da Covid-19.

O MPTO recomenda, ainda, que o Naturatins adote medidas administrativas do poder de polícia capazes de prevenir movas queimadas e incêndios florestais nesses mesmos imóveis e municípios, responsabilizando os seus autores, caso ocorra, nos termos da legislação ambiental vigente.

A recomendação é assinada conjuntamente pelos promotores de justiça regionais ambientais Vilmar Ferreira Oliveira, do Alto e Médio Tocantins; Décio Gueirado Júnior, do Bico do Papagaio; e Francisco Brandes Júnior, do Alto e Médio Araguaia. Os promotores contaram com a colaboração e os dados técnicos fornecidos pela equipe do Centro de Apoio Operacional de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Caoma) do MPTO, coordenado pelo procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior. 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorChina afirma que asas de frango congeladas do Brasil apresentam teste positivo para coronavírus
Próximo artigoCrefisa é alvo do Procon por cobrança indevida na emissão de cartões e saques para beneficiários do INSS