Foto: Ademir dos Anjos / Lucas Cavalcante

Com a proposta de continuar a capacitação de policiais e a especialização para combate ao crime, a Polícia Militar do Tocantins (PM) realizou nesta terça-feira, 13, no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG) em Palmas, a formatura do 3º Curso Operacional de Rotam -Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana 2019. A turma, 3º Sargento Rubim Lopes Monteiro (in memoriam), composta por 20 novos “rotamzeiros”, como são chamados os cursados, retornam para suas funções com o “Raio Imortal” no peito, a partir de seus distintivos de curso.

Presentes no evento o vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Antônio Andrade, o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Helvécio Maia Neto, os deputados Olyntho Neto e Luana Ribeiro, acompanhados de oficiais e praças da PM e do Corpo de Bombeiros Militar.

Receberam uma placa alusiva ao curso o vice-governador Wanderlei Barbosa; o comandante geral da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa; o diretor de ensino da PM, coronel Dosautomista Honorato de Melo; o senador Siqueira Campos; a viúva do 3º Sgt PM Rubim, Rosiane Araújo Gomes Monteiro – o qual emprestou o nome à turma-, bem como o capitão Vilson Rodrigues da Silva Júnior, primeiro colocado geral final do curso. A turma teve como paraninfo o pai da dupla Henrique e Juliano, Edson Alves dos Reis.

Para o comandante-geral da PM, a polícia busca cada vez mais a capacitação e o aprimoramento profissional. Somente em 2019, mais de 500 militares passaram por qualificações em diversas áreas, tanto operacionais quanto administrativas. O coronel Jaizon Veras pediu aos formados que “honrem as tradições e a memória do 3º SGT Rubim, guerreiro taticano que dá nome à turma e tombou em decorrência do combate diário atinente à função policial militar”. O policial foi morto após ação criminosa, na cidade de Porto Nacional, em dezembro de 2017.

Para o vice-governador, as ações de combate especializado, por parte da PM, propiciam não somente tranquilidade para a população, como reforça a técnica e capacidade dos militares tocantinenses. Segundo Wanderlei Barbosa, o Governo do Tocantins tem investido na segurança pública e percebe os resultados em cada ação realizada pela PM

Curso

O 3º Curso Operacional de Rotam teve início no dia 3 de junho de 2019, com o objetivo de capacitar policiais militares do estado do Tocantins e das coirmãs de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O curso teve duração de 72 dias, perfazendo um total de 500 horas aulas, contemplando 16 disciplinas e estágio supervisionado.

Os policiais militares formados estão aptos a integrar a Rotam, grupo especializado da PM, pertencente ao Batalhão de Choque, que atua de forma preventiva, dissuasiva e repressiva em ocorrências de maior complexidade, como combate ao crime organizado, narcotráfico e roubos a bancos, captura de foragidos da justiça, além de atuar na segurança de autoridades e escolta de presos de alta periculosidade.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorLéo Barbosa solicita técnicos em piscicultura para capacitar pequenos produtores de Barra do Ouro
Próximo artigoMauro Carlesse sanciona lei que veda nomeação de condenados pela Maria da Penha a cargos públicos