Presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro
Presidente do Sisepe Cleiton Pinheiro

O Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) garantiu na Justiça o direito dos servidores públicos do Ruraltins à progressão horizontal, conforme o Ato nº 1, publicado no Diário Oficial do Estado nº 4.892, aprovados no concurso de 2012 e que concluíram o estágio probatório, contemplando 74 aptos. O pleno do Tribunal de Justiça julgou procedente o Mandado de Segurança do SISEPE-TO garantindo a segurança da progressão funcional. O SISEPE-TO orienta que esses servidores busquem a sede do sindicato para fazer o ingresso do cumprimento de sentença, que já está transitado e julgado.

O servidor que está na lista, e ainda não foi procurado pelo SISEPE-TO, deve procurar a sede – Palmas, Araguatins, Araguaína, Porto Nacional, Gurupi e Taguatinga – do sindicato mais próxima ou entrar em contato por telefone – (63) 3215-2148 – ou por e-mail – [email protected] . Os servidores que não são sindicalizados ao SISEPE-TO, e estão na relação do Ato nº 1, poderão se sindicalizar para terem direito à implementação da progressão e cobrança do retroativo. O SISEPE-TO orienta que os servidores procurem o sindicato para apresentar a documentação necessária..

O SISEPE-TO argumentou à Justiça que a Lei 2.806/2013, no seu artigo 16, estabelece que cabe à Comissão de Gestão, Enquadramento e Evolução Funcional da Carreira de Extensão Rural (CGEFER): acompanhar e apreciar os relativos ao enquadramento e à evolução funcional; julgar, em última instância, os recursos interpostos; e publicar relatório contendo as evoluções funcionais a que o servidor público concorra. O artigo 15, da mesma lei, traz que cabe à Secretaria da Administração do Tocantins efetivar o enquadramento nas tabelas de vencimentos.

Seguindo a lei, o SISEPE-TO ingressou com o Mandado de Segurança em 2017 para assegurar a efetivação da progressão funcional dos servidores que tiveram o seu direito reconhecido em ato CGEFER, que apresentou a relação dos servidores aptos à progressão horizontal. “Infelizmente temos vivenciado um período muito difícil aos servidores públicos e para os tocantinenses, pois somente por meio da Justiça temos conseguido garantir que o governo do Estado cumpra as leis e garanta os nossos direitos. É uma vitória e chamo os servidores públicos para fazer o ingresso das ações de cumprimento de sentença para garantir a implementação da progressão na folha de pagamento e o pagamento do retroativo, referente ao atraso da efetivação dessa evolução”, destaca o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPolícia Federal investiga esquema de fraudes para compra de armas de fogo no Tocantins
Próximo artigoPreso suspeitos de pegar cartão de crédito com documentos falsos em Augustinópolis