Mauro Carlesse
Mauro Carlesse

O presidente Jair Bolsonaro está reunido nesta terça-feira, 27, no Palácio do Planalto, com os governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal para discutir o combate às queimadas na região.

Na última sexta-feira, 23, o governo autorizou uma operação de Garantia de Lei e Ordem (GLO), que ganhou o nome de GLO Ambiental, e liberou R$ 38 milhões do orçamento do Ministério da Defesa, que estavam contingenciados, para as ações.

Todos os nove estados da Amazônia Legal – Acre, Rondônia, Roraima, Amazonas, Mato Grosso, Amapá, Pará, Maranhão e Tocantins – solicitaram adesão ao decreto da GLO e a ajuda das Forças Armadas para o combate ao fogo. A Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal apuram se houve ação criminosa nos incêndios que se intensificaram no início deste mês.

O Governador do Tocantins Mauro Carlesse, disse que as queimadas no estado são da mesma proporção desde ano de 2012, e pediu todo e qualquer tipo de ajuda do governo federal.

Carlesse destacou o potencial da reserva da Ilha do Bananal, da dimensão da área preservada aos povos indígenas bem como da dificuldade que esses povos enfrentam com a realidade atual.

O governador afirmou que o Tocantins só disponibiliza 17% de área para a produção, que segundo ele é muito pouco para o desenvolvimento regional, tendo em vista o potencial do estado e sua localização.

Carlesse defendeu a construção de uma estrada cortando a Ilha do Bananal, ligando o Estado do Mato Grosso ao Tocantins, segundo ele, atualmente para um produto chegar ao porto, na ferrovia Norte Sul, precisa percorrer mais de mil quilômetros e, com a construção dessa estrada o percusso será de apenas 180 quilômetros.

O Governador ressaltou que já existe um projeto e que a rodovia irá beneficiar diretamente as tribos da região da ilha.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorValderez quer gratuidade em registro voluntário de paternidade
Próximo artigoCâmara aprova recurso de Moisemar, rejeita parecer da CCJ, e projeto que reduz a tarifa de esgoto segue para apreciação das comissões