Marcelo Miranda - Bonfim Tabocão
Marcelo Miranda – Bonfim Tabocão

A fé e a devoção motivaram centenas de fiéis a participar dos festejos do Senhor do Bonfim, na noite desta terça-feira, 15, em Fortaleza do Tabocão, cidade tocantinense a 153 quilômetros de Palmas.  O governador Marcelo Miranda participou do auge do evento marcado pela procissão e missa solene, que finalizam os festejos iniciados dia 6 deste mês. Ele esteve acompanhado do prefeito Wagner Farias, do deputado federal Valdemar Jr, além de outros prefeitos e lideranças da cidade e região.

“Não poderia deixar de prestigiar esse ato de fé, especialmente por eu ser devoto do Senhor do Bonfim”, disse Marcelo Miranda.  Ele classificou o evento como um dos três maiores do Estado, somando-se aos de Araguacema e Natividade. Pela manhã, ele já havia participado do encerramento dos festejos do santo, no povoado do mesmo nome, em Natividade, cidade no Sudeste do Tocantins. “Infelizmente não pude participar do de Araguacema”, justificou.

Uma procissão de aproximadamente 1,5 quilômetros, saindo da capela de Nossa Senhora da Aparecida, no setor Centenário, em direção ao Santuário Senhor do Bonfim, localizado no alto de uma serra, marcou a programação do dia,  finalizada com a celebração de uma missa pelo padre Zezinho. É quando os agradecimentos às graças já recebidas somam-se à esperança de novos pedidos a serem alcançados.

De avó para netas

A aposentada de 67 anos Silvana Rocha da Silva é uma das devotas agraciadas com o que ela acredita ser um milagre. “Eu tinha um problema sério de coluna. O médico disse que eu não poderia mais lavar, nem mesmo, uma colher.  Me apeguei com Nosso Senhor do Bonfim, fiz um tratamento e hoje posso fazer praticamente tudo”, revelou. Desde que alcançou a graça, ela vem pregando e transmitindo a fé, especialmente às três netas, que a acompanham na procissão: Maria Eduarda, de 16; Aylana, de 14; e Beatriz, de 4 anos.

Romaria

Realizada há 38 anos, a Romaria do Bonfim de Fortaleza do Tabocão foi iniciada por um devoto, após ter uma graça atendida. Em retribuição, construiu a pequena capela em homenagem ao Senhor do Bonfim, atual santuário. Desde então, centenas de fiéis prestam homenagens à divindade, especialmente no intervalo de 6 a 15 de agosto,  oportunidade em que fazem penitências, agradecem graças recebidas e renovam votos de crença e devoção.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSindicatos se unem contra desmanche das leis trabalhistas
Próximo artigoEm tom de cobrança e insatisfação Filipe Fernandes pede respeito aos secretários municipais