Palestra do Ricardo Ribeirinha - Foto - Luciano Ribeiro
Palestra do Ricardo Ribeirinha – Foto – Luciano Ribeiro

A Caravana da Juventude começou nesta segunda-feira, 28, e segue levando palestras de conscientização sobre as consequências do uso de drogas, do consumo excessivo do álcool, cuidados com a saúde, dentre outras, para a região do Bico do Papagaio no Tocantins. A novidade desta vez é a presença de uma consultora da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), acompanhando a equipe e levando informações sobre o ID Jovem.

Gildene Soares Carvalho contou que o programa Identidade Jovem (ID Jovem), tem como objetivo garantir que jovens entre 15 e 29 anos tenham acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e vagas gratuitas ou com desconto no transporte coletivo interestadual. “O ID Jovem tem o intuito de promover a inclusão social, a ampliação dos direitos dos jovens brasileiros e a validação do Estatuto da Juventude, lei que dispõe sobre os direitos e políticas públicas voltadas à juventude”, disse Gildene, garantindo ainda que a proposta é percorrer todas as regiões do Estado divulgando a ação.

No Tocantins, o ID Jovem foi lançado no dia 7 de julho deste ano. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), grande parte dos 92 mil alunos da rede estadual de ensino, com idades entre 15 e 29 anos, será beneficiada pelo programa. “O ID Jovem é um programa muito importante que nós lançamos recentemente no Tocantins junto com o governo federal. Esse programa traz a possibilidade do jovem acessar vários benefícios como 50% em viagens interestaduais e ficar isento da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio [Enem]. Em todo o estado, nós temos cerca de 177 mil jovens que se encaixam nas regras do programa”, explicou a titular da Seduc, Wanessa Sechim.

Caravana

O projeto Caravana da Juventude envolve diversas pastas do Governo e trabalha em parceria com os municípios e movimentos sociais, para promover, por meio de políticas públicas, a cidadania entre os jovens tocantinenses, levar informação sobre questões relevantes e conscientizar os adolescentes sobre os cuidados com a saúde, despertando o interesse pela educação, além de oferecer benefícios sociais.

De acordo com Ricardo Ribeirinha, superintendente de Juventude, a Caravana mostra para os jovens que é possível aliar diversão à responsabilidade e consciência. “Nosso discurso é jovem, dinâmico e empolgante. Além dos alunos, conversamos com gestores, educadores, e conhecemos as necessidades do município para que possamos contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse.

A Caravana da Juventude já percorreu as cidades de Rio da Conceição, Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins, Lagoa da Confusão, Pindorama e Guaraí. Nestes municípios, a equipe visitou escolas, falou com jovens, educadores, gestores municipais e profissionais responsáveis por desenvolver políticas públicas que contribuam para o crescimento pessoal e profissional de adolescentes e adultos.

Em julho, a equipe desempenhou ações de conscientização ecológica nas praias do Tocantins, beneficiando Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Miracema, Tocantínia, Paranã, Peixe, Araguacema e Palmas com mais de 10 mil pessoas impactadas com a Caravana da Juventude nas Praias.  Neste semestre, após um diagnóstico sobre a situação dos municípios, a equipe levará ações de políticas públicas a mais de 50 municípios e reservas indígenas.

Tô No Enem

Durante a Caravana da Juventude, os participantes também recebem informações sobre a campanha “Tô No Enem”, que objetiva mobilizar todos os estudantes da 3ª série do ensino médio para participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCFO dá início nesta quarta a reuniões para discutir odontologia no Brasil
Próximo artigoHomem é preso no bico do papagaio por posse ilegal de arma de fogo e agressão a ex-mulher