Palestra do Ricardo Ribeirinha - Foto - Luciano Ribeiro
Palestra do Ricardo Ribeirinha – Foto – Luciano Ribeiro

A Caravana da Juventude começou nesta segunda-feira, 28, e segue levando palestras de conscientização sobre as consequências do uso de drogas, do consumo excessivo do álcool, cuidados com a saúde, dentre outras, para a região do Bico do Papagaio no Tocantins. A novidade desta vez é a presença de uma consultora da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), acompanhando a equipe e levando informações sobre o ID Jovem.

Gildene Soares Carvalho contou que o programa Identidade Jovem (ID Jovem), tem como objetivo garantir que jovens entre 15 e 29 anos tenham acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e vagas gratuitas ou com desconto no transporte coletivo interestadual. “O ID Jovem tem o intuito de promover a inclusão social, a ampliação dos direitos dos jovens brasileiros e a validação do Estatuto da Juventude, lei que dispõe sobre os direitos e políticas públicas voltadas à juventude”, disse Gildene, garantindo ainda que a proposta é percorrer todas as regiões do Estado divulgando a ação.

No Tocantins, o ID Jovem foi lançado no dia 7 de julho deste ano. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), grande parte dos 92 mil alunos da rede estadual de ensino, com idades entre 15 e 29 anos, será beneficiada pelo programa. “O ID Jovem é um programa muito importante que nós lançamos recentemente no Tocantins junto com o governo federal. Esse programa traz a possibilidade do jovem acessar vários benefícios como 50% em viagens interestaduais e ficar isento da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio [Enem]. Em todo o estado, nós temos cerca de 177 mil jovens que se encaixam nas regras do programa”, explicou a titular da Seduc, Wanessa Sechim.

Caravana

O projeto Caravana da Juventude envolve diversas pastas do Governo e trabalha em parceria com os municípios e movimentos sociais, para promover, por meio de políticas públicas, a cidadania entre os jovens tocantinenses, levar informação sobre questões relevantes e conscientizar os adolescentes sobre os cuidados com a saúde, despertando o interesse pela educação, além de oferecer benefícios sociais.

De acordo com Ricardo Ribeirinha, superintendente de Juventude, a Caravana mostra para os jovens que é possível aliar diversão à responsabilidade e consciência. “Nosso discurso é jovem, dinâmico e empolgante. Além dos alunos, conversamos com gestores, educadores, e conhecemos as necessidades do município para que possamos contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse.

A Caravana da Juventude já percorreu as cidades de Rio da Conceição, Aparecida do Rio Negro, Novo Acordo, Lagoa do Tocantins, Lagoa da Confusão, Pindorama e Guaraí. Nestes municípios, a equipe visitou escolas, falou com jovens, educadores, gestores municipais e profissionais responsáveis por desenvolver políticas públicas que contribuam para o crescimento pessoal e profissional de adolescentes e adultos.

Em julho, a equipe desempenhou ações de conscientização ecológica nas praias do Tocantins, beneficiando Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Miracema, Tocantínia, Paranã, Peixe, Araguacema e Palmas com mais de 10 mil pessoas impactadas com a Caravana da Juventude nas Praias.  Neste semestre, após um diagnóstico sobre a situação dos municípios, a equipe levará ações de políticas públicas a mais de 50 municípios e reservas indígenas.

Tô No Enem

Durante a Caravana da Juventude, os participantes também recebem informações sobre a campanha “Tô No Enem”, que objetiva mobilizar todos os estudantes da 3ª série do ensino médio para participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Comentários do Facebook