Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Queda no consumo das famílias palmenses atinge pior pontuação desde fevereiro
    NORTE

    Queda no consumo das famílias palmenses atinge pior pontuação desde fevereiro

    Por Norte do Tocantins20 de agosto de 2015
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    O consumo das famílias palmenses continua em queda na Capital. As quedas vêm ocorrendo mês a mês desde fevereiro último. É o que aponta a pesquisa de intenção de consumo das famílias de Palmas (ICF), do mês de agosto. O índice geral, que em julho foi de 95,9 pontos, em agosto caiu para 92,9 pontos, recuando 3 pontos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a queda chega a 22,8 pontos. A ICF é realizada mensalmente pela Fecomércio Tocantins em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

    No quesito consumo atual 61,1% responderam que estão comprando menos do que o mesmo período de 2014. A perspectiva de consumo para os próximos meses revelou que 52,1% disseram que será menor se comparada aos últimos seis meses do ano passado. Outro quesito negativo apontado foi quanto ao acesso ao crédito ou empréstimo, quando 74,2% disseram que está mais difícil.

    Segundo o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, em um ano de economia recessiva como este essas quedas eram esperadas. “Enquanto o cenário do consumo continuar negativo, não há outra saída para o empresário se não reduzir custos e evitar despesas que não sejam essenciais”, ressaltou Pisoni.

    No quesito sobre a perspectiva profissional para os próximos seis meses 45,2% dos entrevistados mostraram-se negativos. Já quanto ao momento para consumo de bens duráveis, 48,3% disseram que este é um período ruim para esse tipo de aquisição.

    A condição da renda familiar atual revelou que 54,6% das famílias afirmaram estar melhor. Já a situação do emprego apontou que 72,9% disseram estar mais seguros quanto a sua ocupação atual.

    Realizada mensalmente pela Fecomércio Tocantins, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a ICF entrevistou 500 famílias nos últimos dez dias do mês de julho em Palmas. A pesquisa levanta sete itens junto aos consumidores, quais sejam: situação do emprego, perspectiva profissional, situação de renda, acesso a crédito ou empréstimo, consumo atual, perspectiva de consumo, e momento para consumo de bens duráveis. Os números aqui destacados foram obtidos do índice geral, ou seja, das duas categorias de famílias pesquisadas: as que ganham até 10 salários mínimos/mês e as que percebem acima desse montante mensalmente.

     

     

     

     

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorEduardo Siqueira afirma que falta de diálogo do Governo prolonga a greve da Educação
    Próximo artigo Dulce Miranda integra Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social na Câmara Federal
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza obra em cerca de 80 km na TO-010 e reforça logística no Bico do Papagaio

    23 de abril de 2026

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    Senadora Professora Dorinha garante pagamento de mais de R$ 29,1 milhões e fortalece rede de saúde em 26 municípios do TO

    23 de abril de 2026

    Fernanda Hofmann, vencedora do Festival de Compositoras do Tocantins, lança single sobre amor não correspondido

    23 de abril de 2026

    ‘Quando descobrem, mandam embora’: vendedor que viralizou em Palmas denuncia demissão após epilepsia

    23 de abril de 2026

    Emenda de Léo Barbosa viabiliza aquisição de ônibus para Crixás do Tocantins

    23 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.