Discutir o que o Governo do Estado pode fazer para melhorar a agricultura familiar nos próximos quatro anos, foi o que fez o lavrador aragominense Edvaldo Antônio de Oliveira viajar mais de 100 km, para vir a Xambioá, município localizado na região norte do Estado, distante 507 km da Capital, para participar do evento Planejamento Mais Perto de Você, organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).

“Vim aqui para colaborar com a minha opinião. Venho de uma comunidade quilombola que fica no município de Aragominas e acho que só expondo as nossas dificuldades é que vamos conseguir buscar soluções para os problemas que afligem as famílias que moram na minha região”, disse Edvaldo Antônio.

Nesta segunda-feira, 31, o governador Marcelo Miranda, juntamente com autoridades estaduais e locais, fez a abertura da segunda etapa de discussão do Plano Plurianual (PPA) 2016/2019, no Colégio Estadual Professora Juliana Barros, na cidade de Xambioá.

Na ocasião, Marcelo Miranda explicou que os resultados gerados pelo debate com a população têm o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e dos serviços oferecidos, além de garantir a sustentabilidade e a promoção da inclusão social. “Quero fazer um governo mais perto das pessoas, por isso estamos descentralizando a administração. Sei que no interior estão muitos líderes e pessoas que precisam ser ouvidas. Quero fazer, junto com vocês, o melhor governo da história do Tocantins”, afirmou.

O evento visa discutir com a população temas sobre educação, conhecimento, saúde, gestão pública, desenvolvimento agrícola, meio ambiente, desenvolvimento regional, urbano e industrial, segurança, assistência social e direitos humanos.

Ao chegar no evento, o cidadão tem a opção de escolher um dos seis eixos temáticos disponíveis e se cadastrar para participar do debate. Após escolhido o tema, a pessoa é encaminhada para sala onde um técnico da área irá apresentar os pontos de discussão e nortear o debate, cadastrando em um sistema, as opiniões e demandas apresentadas pelos participantes. Após finalizadas as discussões, os resultados são apresentados em uma plenária.

Planejamento Mais Perto de Você

A população dos 139 municípios do Estado será ouvida pelo Governo do Tocantins, como forma de aprimorar e qualificar a gestão pública. Para atingir esses municípios, o Estado foi dividido em oito regiões, são elas: Tocantinópolis (abrangendo 25 municípios do Bico do Papagaio); Xambioá (13 municípios da região norte); Natividade (19 municípios do sudeste); Palmeirópolis (13 municípios da região sul); Pedro Afonso (10 municípios do nordeste); Colinas (18 municípios do noroeste); Lagoa da Confusão (19 municípios do centro-oeste); e Aparecida do Rio Negro (22 municípios centro e Jalapão). Haverá ainda edições especiais do evento nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi.

A região norte do Estado é composta por 13 municípios, são eles: Aragominas, Araguaína, Araguanã, Babaçulândia, Carmolândia, Filadélfia, Muricilândia, Nova Olinda, Palmeirante, Piraquê Norte, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia e Xambioá.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região possui 254.336 habitantes.

PPA

O PPA é um instrumento de planejamento, que definirá as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para um período de quatro anos.  Com esse documento, o Governo estabelece suas prioridades para investir melhor os recursos públicos.(Jesuíno Júnior)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCandidato garante na justiça o direito de tomar posse em Concurso do Quadro Geral
Próximo artigoApós viagem ao Pará, produtor investe R$ 11 milhões em cultivo de açaí no Tocantins