Durante o encontro, diretores e coordenadores pedagógicos compartilharam experiências positivas nas escolas
Durante o encontro, diretores e coordenadores pedagógicos compartilharam experiências positivas nas escolas
Durante o encontro, diretores e coordenadores pedagógicos compartilharam experiências positivas nas escolas

Forma de valorizar o trabalho de professores e de escolas públicas, a Iniciativa Educadores do Brasil é uma premiação concedida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). No Tocantins, as ações da iniciativa estão sendo lançadas oficialmente nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE), através de eventos que envolvem diretores de escolas públicas e gestores educacionais dos municípios.

Na DRE de Araguaína, o lançamento da iniciativa está sendo realizado nesta terça-feira, 11, com a participação de cerca de 200 pessoas, entre diretores da escolas estaduais, municipais e coordenadores pedagógicos. Durante o evento, iniciativas destacadas na última edição do Prêmio Gestão Escolar foram apresentadas aos presentes que tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre as ações e trocar informações sobre a gestão de escolas.

De acordo com a diretora Regional de Educação de Araguaína, Maria Florismar do Espírito Santo, a partir das atividades durante o evento, os diretores deverão iniciar o processo de mobilização das escolas da região. “Na parte da tarde eles se dividiram em grupos nas salas para, posteriormente, levar as informações sobre a iniciativa para todas as escolas”, destacou.

A data escolhida como o Dia D da mobilização para a Iniciativa Educadores do Brasil é a próxima sexta-feira, 14 de agosto. Nesta data, oficialmente, serão realizados trabalhos de autoavaliação junto às escolas – e também na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no sentido de apontar ações positivas realizadas no âmbito escolar. “Todas as escolas estão realizando o lançamento da iniciativa e, ao mesmo tempo, se preparando para o dia D da mobilização”, destacou a coordenadora do Prêmio Gestão Escolar e educadora da Seduc, Luciene Dias.

Mobilização

Outra Regional que iniciou o processo de mobilização das escolas e dos professores para participarem da iniciativa do MEC e do Consed é a Diretoria Regional de Educação de Miracema. Lá, o primeiro encontro com os diretores da rede estadual foi realizado ainda no mês de junho. Posteriormente, foram chamados, já no início de agosto, os secretários municipais de educação das cinco cidades que compões a regional.

O diretor Regional de Educação de Miracema, Antônio Guedes frisou que o trabalho de educar crianças e adolescentes envolve muito mais do que simplesmente o repasse de informações dentro de sala de aula. “Sempre existe alguma atividade, algum trabalho diferenciado que é feito nas escolas e que merecem destaque. Por isso nós estamos sempre incentivando as escolas e os professores a participarem de iniciativas como esta”, destacou.

Educadores do Brasil

A Iniciativa Educadores do Brasil é uma ação com foco na meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata da valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de educação básica, e também na redefinição do papel do diretor a partir da disseminação de boas práticas de gestão entre todas as escolas do Brasil.

A iniciativa une o Prêmio Gestão Escolar (PGE), que reconhece boas práticas realizadas pelas escolas públicas brasileiras, e o Prêmio Professores do Brasil, voltado para a figura do educador que desenvolve maneiras diferenciadas de educar. Além disso, em 2015, o Governo do Tocantins está realizando uma premiação própria, chamada Prêmio Escola Comunitária, para valorizar ações e atividades que fortaleçam o sistema de ensino e aprendizagem no mais novo Estado da Nação.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAprovada urgência de requerimento de Eduardo Siqueira que pede inspeção em contratos da Secom
Próximo artigoCorpo da jovem que desapareceu após barco afundar foi encontrado; bebê continua desaparecido