Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Bares e Restaurantes: Ayres propõe multa para quem cobra gorjeta de forma abusiva 
    NORTE

    Bares e Restaurantes: Ayres propõe multa para quem cobra gorjeta de forma abusiva 

    Por Norte do Tocantins12 de agosto de 2015
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Deputado Ricardo Ayres (PSB)
    Deputado Ricardo Ayres (PSB)
    Deputado Ricardo Ayres (PSB)

    A falta de transparência na cobrança da gorjeta por determinados bares, restaurantes e similares no Estado tem gerado reclamações dos consumidores. Com o objetivo de impedir este tipo de abuso, o deputado estadual Ricardo Ayres (PSB), também presidente da Comissão de Defesa do Consumidor na AL,  apresentou na sessão matinal desta quarta-feira, 12, projeto de Lei que visa regular a cobrança.

    O objetivo da proposta é alertar bares e restaurantes tocantinenses para que não usem o percentual de 10% para aumentarem o valor da conta final do cliente. Um exemplo é o de não acrescentá-lo na soma do couvert artístico em caso de som ao vivo.

    Ayres ressalta na propositura que a multa não tem objetivo punitivo e sim, resguardar o direito do consumidor usuário desse tipo serviço.

    No Projeto de Lei, Ayres propõe o pagamento de gorjeta de forma facultativa e limitada a 10% sobre o consumo exclusivo de produtos. Além disso, prevê a responsabilidade do proprietário do estabelecimento de informar em local visível, de forma clara e expressa, sobre a cobrança do referido serviço.

    Prevê ainda que os valores cobrados pelo estabelecimento, ou arrecadados por seus empregados a título de gorjeta, se destinará exclusivamente à remuneração pelo serviço de atendimento.

    De acordo com a proposta, o descumprimento implicará em multa, no valor de até mil reais, a ser aplicada pela autoridade administrativa no âmbito de sua atribuição.

    Requerimentos

    Na mesma sessão, Ayres também requereu o envio de expediente à bancada Federal do Estado do Tocantins no Congresso Nacional, solicitando apoio político ao Projeto de Lei Complementar n.° 28/2015. O PL dispõe acerca do plano de carreira dos servidores do poder judiciário da União. O objetivo é diminuir a defasagem dos subsídios dos servidores do Poder Judiciário que está defasado em comparação com os dos demais poderes.

    Ayres também apresentou proposta em favor da oferta de curso superior gratuito à população de Conceição do Tocantins, na região Central do Estado. Para isso, requereu o envio de expediente à reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), bem como ao Poder Executivo, a fim de que se viabilize a criação e implementação de um pólo de uma das duas instituições ou de ambas no município.

    O deputado ressalta no requerimento que a implementação de um pólo universitário no referido município fomentará o seu crescimento, além de oportunizar aos cidadãos o maior acompanhamento das modificações culturais, intelectuais e científicas da sociedade, através de uma educação de qualidade.

    Na mesma sessão o deputado também solicitou a recuperação da TO 428, do trecho não asfaltado entre as cidades de Santa Maria e Recursolândia, na região Leste. Ayres justifica na solicitação que é de conhecimento público e notório que o trecho rodoviário que liga os municípios de Santa Maria e Recursolândia encontra-se em condições precárias, havendo a premente necessidade de que sejam realizados os reparos necessários para a recuperação da aludida rodovia, a fim de que seja proporcionada maior segurança e melhoria na qualidade de vida para os cidadãos que utilizam o trecho.(Ascom)

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorMagistrado recebe homenagem pela parceria entre Judiciário e Comando da PM de Guaraí
    Próximo artigo PRAIA NORTE: Lavrador mata mulher a facadas por não querer namorá-lo
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Justiça recebe denúncia e acusado de matar vigia em shopping de Palmas passa a responder por homicídio

    6 de junho de 2026

    Indígena desaparece no Rio Araguaia e buscas entram no sexto dia

    6 de junho de 2026

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.