Lançamento teve apoio de entidades governamentais e não governamentais, além de empresários da cidade
Lançamento teve apoio de entidades governamentais e não governamentais, além de empresários da cidade
Lançamento teve apoio de entidades governamentais e não governamentais, além de empresários da cidade

“É muito bom o Sebrae promover essas ações. Ele sempre nos apoia em tudo”, disse a microempreendedora individual Fátima Santos durante o lançamento do Movimento Compre do Pequeno Negócio em Araguaína, ontem, dia 12, no auditório do Sebrae. Fátima é uma das 5.643 microempreendedores que investiram em seu negócio próprio e teve o apoio do Sebrae na cidade.

A empreendedora acompanhou o lançamento do Movimento para saber um pouco sobre o assunto, buscando o fortalecimento do seu negócio e a possibilidade de abertura de novas portas. “É gratificante o meu negócio, a cada dia que passa procuro empreender mais, buscar coisas novas para diferenciar o meu estabelecimento dos outros que estão na praça”, destacou.

Fátima há 11 meses saiu do funcionalismo público e pegou o negócio informal de um amigo, uma lanchonete que também é restaurante no Bairro São João. Sem perda de tempo, formalizou o negócio, com orientações do Sebrae, e hoje garante que vai buscar mais conhecimento para investir no seu empreendimento.

Lançamento

O superintendente do Sebrae/TO, Omar Hennemann, explicou durante o evento, que o Movimento não é uma campanha de vendas, é um movimento da sociedade que tem data para se iniciar, para se desenvolver, mas não tem data para ser finalizado. “Queremos mostrar a relevância do ato de comprar dos pequenos negócios. Nós queremos fortalecer a economia de Araguaína, fazer com que o dinheiro circule na cidade”, destacou.

“Nesse momento de dificuldade, estamos estendendo as mãos para os pequenos negócios”, completou. Ainda segundo Hennemann, para fortalecer ainda mais o pequeno negócio, serão realizados cursos, palestras, oficinas e outras atividades que vão promover uma agenda positiva para Araguaína.

Apoio

Durante a solenidade de lançamento, várias organizações governamentais e não governamentais declararam apoio ao Movimento. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguaína, Manoel de Assis Silva, destacou que a cidade possui mais de nove mil microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte, demonstrando a força desse negócio na cidade. “Estamos juntos nesse projeto e nós temos a certeza que vai fortalecer ainda mais a economia da nossa cidade”, afirmou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Quinta Neto, também garantiu o apoio da Prefeitura nesse projeto, destacou que o município é parceiro do Sebrae em todas as ações da instituição.

Movimento

As micro e pequenas empresas tocantinenses são mais de 99,2% do total de empresas do Tocantins, respondem por 37,3% do PIB no Estado e por mais de 77 mil empregos com carteira assinada. O Movimento Compre do Pequeno Negócio estabeleceu o dia 5 de Outubro como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa.

O Sebrae e instituições parceiras vão realizar uma semana de capacitação em todo o estado, de 21 a 26 de setembro, para preparar os empresários especialmente para o 5 de Outubro, com palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente, por exemplo. Além disso, o Sebrae vai promover até 5 de outubro oficinas, cursos, consultorias, palestras, seminários, clínicas tecnológicas, feira do produtor, entre outras atividades.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPrazo para cadastro de dados no sistema Educacenso é prorrogado para o próximo dia 28 de agosto
Próximo artigoPalmas: Marcelo Miranda inaugura nova sede da Agência de Fomento