Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Nova lei relatada por Dorinha garante segurança jurídica para licença remunerada de professores fazerem especialização, mestrado, doutorado e pesquisa
    NORTE

    Nova lei relatada por Dorinha garante segurança jurídica para licença remunerada de professores fazerem especialização, mestrado, doutorado e pesquisa

    By Norte do Tocantins11 de julho de 2026
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Plen??rio do Senado Federal durante sess??o deliberativa ordin??ria. Ordem do dia. ??Na pauta, a segunda sess??o de discuss??o a proposta de emenda ?? Constitui????o que institui aposentadoria diferenciada para os agentes comunit??rios de sa??de e os agentes de combate ??s endemias (PEC 14/2021).??Senadora Professora Dorinha Seabra (Uni??o-TO) em discurso ?? tribuna.??Foto: Carlos Moura/Ag??ncia Senado
    Uma conquista para a valorização dos profissionais da educação foi transformada em lei com a sanção da Lei nº 15.462/2026, publicada nesta quinta-feira (9). A proposta teve a relatoria da senadora Professora Dorinha Seabra (União) no Senado e passa a assegurar, de forma expressa, o direito dos professores da educação básica da rede pública à licença remunerada para cursar especialização, mestrado, doutorado e desenvolver pesquisas na área da educação.
    Relatora do Projeto de Lei 96/2024, de autoria do deputado federal Idilvan Alencar (PSB-CE), Dorinha conduziu a análise da proposta no Senado e defendeu a necessidade de eliminar uma lacuna existente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Embora a legislação já previsse o aperfeiçoamento profissional com licença remunerada, não deixava claro quais atividades estavam abrangidas por esse direito.
    Durante a votação da matéria, em junho, a senadora alertou que a falta dessa previsão explícita permitia interpretações restritivas por parte dos sistemas de ensino, especialmente em relação ao reconhecimento de cursos de pós-graduação e da pesquisa como parte da formação continuada dos docentes.
    “Essa lacuna pode gerar interpretações restritivas por parte dos sistemas de ensino, especialmente no que se refere ao reconhecimento de atividades de pós-graduação e de pesquisa como atividades integrantes do aperfeiçoamento profissional”, afirmou a relatora.
    LDB aperfeiçoada
    Com a nova legislação, a LDB passa a estabelecer expressamente que o aperfeiçoamento profissional continuado inclui licença periódica remunerada para participação em cursos de qualificação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, além da realização de pesquisas na área da educação. A medida fortalece a valorização dos profissionais da educação e oferece maior segurança jurídica para professores e redes de ensino em todo o país.
    Tocantins
    Dados do Ministério da Educação apontam que o Brasil tem pouco mais de 1,9 milhão de professores na rede pública de ensino. O Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2025 mostrou que, no Tocantins, são pouco mais de 21 mil professores e cerca de 1,6 mil gestores educacionais (estado e municípios) que poderão ser beneficiados com a proposta, pois passam a ter respaldo legal mais claro para buscar qualificação e progressão na carreira.
    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticlePré-candidato ao Senado, Gaguim amplia onda de apoios no Tocantins com adesão de Major Negreiros e vereadores de Aguiarnópolis
    Next Article Pré-candidato ao Senado, Gaguim defende política de industrialização para ampliar empregos e fortalecer a economia do Tocantins
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Pesquisa Quaest/Rede Globo mostra Gaguim empatado na liderança da disputa pelo Senado no Tocantins

    26 de agosto de 2026

    Célio Moura mantém a candidatura a Deputado Federal pelo PT

    20 de agosto de 2026

    Rodada de Crédito e renegociação de dívidas amplia acesso a soluções financeiras para pequenos negócios em Araguaína

    19 de agosto de 2026

    Justiça acolhe recurso do MPTO e eleva para 19 anos pena de caminhoneiro que causou morte de jovem na BR-153, em Araguaína

    14 de agosto de 2026

    Atuante na Câmara Federal, Gaguim destaca fortalecimento da agricultura familiar durante sessão solene em Brasília

    12 de agosto de 2026

    Mais um apoio de peso, Ricardo Ayres confirma apoio a Gaguim na disputa pelo Senado

    10 de agosto de 2026

    Últimas Notícias

    Com força feminina, Dorinha assegura concluir rodovias e garante um “Jalapão para os jalapoeiros”

    31 de agosto de 2026

    Policial civil é denunciado pelo MPTO por homicídio em praia de Couto Magalhães

    31 de agosto de 2026

    Moradores do Taquari poderão se cadastrar para receber melhorias habitacionais de até R$ 40 mil

    31 de agosto de 2026

    Luxemburgo e Vicentinho cumprem agenda de mobilização no Norte do Tocantins

    31 de agosto de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.