Foto: Governo do TO

Proposta conjunta pelos 24 deputados estaduais, a Lei nº 4.201/2023, que altera do nome do Palácio Araguaia para Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, foi publicada nesta quinta-feira, 20, no Diário Oficial do Estado e já está em vigor.

A homenagem foi articulada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres (Republicanos), dois dias após o falecimento do ex-governador do estado, aos 94 anos, por infecção generalizada.

Ao tramitar no legislativo, o texto do Projeto de Lei justificava a homenagem ao ex-governador como uma “forma justa e merecida de honrar sua memória e reconhecer seus feitos”.

Para os parlamentares, a inclusão do nome de Siqueira Campos no Palácio Araguaia contribui para preservação da história do político, que foi um dos principais articuladores no processo de criação, implantação e consolidação do Estado do Tocantins.

Siqueira Campos

Autor da fusão das emendas que resultou na criação do Tocantins com a promulgação da Constituição Federal em 1988, o então deputado federal Siqueira Campos foi eleito como o primeiro governador do mais novo estado da federação, para um mandato de dois anos de 1989 a 1991. Nesta mesma época, fundou Palmas, em 20 de maio de 1989.

Acumulou ainda mais três vitórias em eleições para o executivo estadual ao longo da vida (1995-1998; 1999-2003; 2011-2014), sendo o único político até o momento a governar o Tocantins por quatro mandatos.

O currículo político de Siqueira Campos inclui ainda o mandato de vereador em Colinas, de 1965 a 1967; e mais cinco mandatos consecutivos de deputado federal, de 1971 a 1988. Suplente do senador Eduardo Gomes (PL), Siqueira Campos também chegou a exercer o mandato de senador, entre julho e agosto de 2019, sendo este, o último cargo público ocupado por ele.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputado Carlos Gaguim prestigia o tradicional Rally das Águas em Itacajá
Próximo artigoDeputado Moisemar Marinho participa da XX Cavalgada da Amizade em Itaguatins