O prefeito de Augustinópolis, Antônio do Bar mandou notificar o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), no dia 1º de julho, por estender faixas nas praças públicas da cidade. As faixas contêm frases cobrando o pagamento do reajuste do piso do magistério que o prefeito não pagou na sua totalidade.

As faixas dizem:
O Piso é Lei! Faça valer!
O PISO É O MÍNIMO! Educação de qualidade só com piso salarial!
Prefeito/a, respeite nossos direitos!
Senhor/a Prefeito/a, dê Valorização à Educação! CUMPRA A LEI DO PISO!

O índice de reajuste do piso para o ano de 2022 é de 33,24% e o prefeito concedeu apenas 10,2%. O piso é estabelecido pela lei federal n° 11.738/2008 e o índice foi estabelecido no mês de fevereiro pela Portaria do governo federal nº 67/2022 que confirma o piso salarial profissional nacional do magistério para o valor de R$ 3.845,63.

Para o Sintet, a notificação do prefeito Antônio do Bar é autoritária, pois exige a retirada das faixas, que é uma forma de protesto dos professores, sob ameaça de penalidade por ferir a legislação municipal.

O prefeito ao mesmo tempo que cobra o cumprimento da lei municipal, desrespeita a lei federal, a lei do piso. “O pau que dá em Chico, tem que dar em Francisco, o prefeito também precisa cumprir a lei”, disse o presidente do Sintet Regional em Augustinópolis, Jules Rimet.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAssociação de vitamina D e cálcio ajuda a combater problemas nos ossos e músculos
Próximo artigoHomem investigado por furtar peças de picanha em supermercados de Gurupi é preso pela Polícia Civil