Palmas/Foto: Norte do Tocantins

Palmas se torna, a cada dia, uma cidade mais segura e sustentável. Foi o que apontou o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR), divulgado na sexta-feira, 08. O estudo revela que Palmas lidera o ranking de capitais sustentáveis da região Norte do Brasil e conquista 11ª posição entre todas as capitais do Brasil. Confira mais Aqui. 

“Fico feliz com os resultados alcançados por Palmas. Atuamos ao encontro com os índices apontados pela Organização das Nações Unidas (ONU), pois entendemos que este é o melhor caminho para erradicarmos a pobreza, protegermos o planeta e proporcionarmos um ambiente mais seguro à nossa população,” comentou a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro.

A pontuação de Palmas é 55,09 – considerada média. O estudo analisa o desempenho dos 5.570 municípios brasileiros. Neste contexto, Palmas, está na  655ª posição.

Ao todo, são avaliados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foram estabelecidos pela ONU e contemplam áreas como saúde, educação, renda, moradia, assistência social, igualdade de cor e gênero, acesso à água e ao esgotamento sanitário, energia, segurança pública, emissões e diversas outras.

A expectativa é que os municípios cumpram com esses objetivos até 2030.

Metodologia 

O estudo tem como base os dados mais atualizados disponíveis nas fontes nacionais e oficiais.

Há uma pontuação para cada objetivo e outra para o conjunto dos 17 ODS, de modo que seja possível avaliar os progressos e desafios dos municípios brasileiros.

17 ODS

1. Erradicação da pobreza – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
2.  Fome zero e agricultura sustentável – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
3. Saúde e bem-estar – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
4. Educação de qualidade – Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
5. Igualdade de gênero – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
6. Água limpa e saneamento – Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
7. Energia limpa e acessível – Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
8. Trabalho de decente e crescimento econômico – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
9. Inovação infraestrutura – Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
10. Redução das desigualdades – Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
11. Cidades e comunidades sustentáveis – Tornar as cidades e os assentamentos humanos,inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
12. Consumo e produção responsáveis – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
13. Ação contra a mudança global do clima – Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
14. Vida na água – Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
15. Vida terrestre – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir, de forma sustentável, as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
16. Paz, justiça e instituições eficazes – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
17. Parcerias e meios de implementação – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorRecepcionado por importantes lideranças do Bico do Papagaio, Wanderlei Barbosa participa de eventos esportivos e reuniões
Próximo artigoAo lado de lideranças e amigos, Wanderlei Barbosa participa da 23ª Cavalgada do município de Almas