Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Policiais Penais do TO se formam em cursos práticos da Polícia Federal
    TOCANTINS

    Policiais Penais do TO se formam em cursos práticos da Polícia Federal

    Por Norte do Tocantins5 de julho de 2021
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Os cursos ocorreram em Palmas, ministrado por professores da Academia Nacional de Polícia, da Polícia Federal / Foto: Divulgação - Seciju

    O Sistema Penal do Tocantins, ligado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, teve três de seus policiais penais formados em dois cursos práticos ministrados pela Academia Nacional de Polícia (ANP), da Polícia Federal no Tocantins. Os coordenadores do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE) e Grupo Tático de Escolta (GTE), Kleiton Arantes e Eliseu Antônio Hirsch, respectivamente, participaram da 14ª Edição do Curso de Direção Operacional, entre os dias 28 de junho e 02 de julho, já o Instrutor credenciado da Polícia Penal e Membro do Núcleo de Operações com Cães (Noc), Leandro Monteiro, participou do Curso de Técnicas Operacionais, entre os dias 21 e 25 de junho.

    Os cursos foram ministrados em Palmas por professores da ANP da Polícia Federal, com aulas teóricas e práticas, teve duração de uma semana, sendo período integral, tendo como objetivo repassar as técnicas para o desenvolvimento e atualização de conhecimentos e habilidades relacionadas à direção de veículos adequadas à ação policial. A grade curricular abrangeu tanto “on road” (na estrada) quanto “off-road” (fora da estrada), além de direção ostensiva, defensiva e evasiva, trajeto em comboio e operação de guincho.

    O coordenador do GTE, Eliseu Antônio Hirsch, explicou que o curso foi essencial para o Grupo, uma vez que os membros trabalham diariamente em missões no Tocantins e outros estados, e esta capacitação deu ferramentas e medidas para evitar acidentes e saber o que fazer caso algo aconteça. “Durante o curso aprendemos técnicas de direção operacional que podem ser colocadas em prática nas missões e operações e o conhecimento que adquirimos, em determinado momento de tensão, poderá salvar a vida do operador e de todos os membros da equipe”, destacou.

    Para o coordenador do GOPE, Kleiton Arantes, o curso foi uma imersão de muito aprendizado. “Foi uma semana de muito conhecimento, ensinamentos esses que replicaremos o mais rápido possível à toda a equipe para evitar acidentes no percurso de uma operação em diversos tipos de veículos, o que ajudará a amenizar possíveis problemas em missões e operações do Sistema Penal”, acrescentou.

    Ambos os policiais penais, bem como os demais 38 participantes do curso receberam certificado da Academia Nacional de Polícia, estando aptos a utilizar e repassar os conhecimentos adquiridos aos colegas de equipe, garantindo mais segurança durante as missões e operações.

    Curso de Técnicas Operacionais

    Já Instrutor Credenciado da Polícia Penal e Membro do Núcleo de Operações com Cães (Noc), Leandro Monteiro, participou do XII Curso de Técnicas Operacionais (CTO), entre 21 e 25 de junho, também em Palmas, com a participação de policiais federais, civis, militares e Policiais Rodoviários Federais. “Com o curso, fui capacitado sobre questões relacionadas a toda nossa abordagem em carro com viatura, viatura ostensiva, algemação, dentre outros ensinamentos, sendo de grande valia, pois vamos repassar esse conhecimento para todos os servidores do Sistema Penal”, frisou.

    O XII CTO é voltado para policiais que necessitem desenvolver ou revisar conhecimentos e habilidades na execução de técnicas operacionais básicas adequadas à ação policial, contando com disciplinas sobre dispositivo policial; noções de técnicas de abordagem policial; deslocamento policial em ambiente urbano e noções de sobrevivência policial.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorDamasceno, ícone da Assembleia Legislativa, recebe homenagem de Antônio Andrade
    Próximo artigo Investidor pretende retomar atividades de usina de calcário em Guaraí
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026

    Farm Day reúne produtores no sul do Tocantins e amplia debate sobre inovação, mercado e sustentabilidade no agro

    17 de abril de 2026

    Homem é condenado por perseguição virtual com perfil falso ao atual namorado da ex-companheira

    15 de abril de 2026

    Transparência em emendas parlamentares: MPTO detalha regras de rastreabilidade para Filadélfia e Babaçulândia

    15 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.