Mutação do coronavírus/ Foto: Reprodução/JN

O caso, discutido este ano no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, mostra que é possível pegar duas variantes da Covid-19 simultaneamente, disse a sociedade que organizou o congresso em um comunicado.

O órgão disse que uma mulher ficou doente com os tipos Alfa e Beta identificados pela primeira vez na Grã-Bretanha e na África do Sul e seus médicos disseram que ela poderia ter contraído a infecção de duas pessoas diferentes.

A mulher, que foi tratada em um hospital perto de Bruxelas, ainda não tinha sido vacinada, segundo a emissora pública belga. A Bélgica, como grande parte da União Europeia, enfrentou problemas de entrega de vacinas no início de 2021 e seu programa de vacinação começou lentamente, embora a UE já tenha distribuído vacinas para cobrir 70% da população.

A associação, citando discussões no congresso de 9 a 12 de julho, disse que os médicos acreditam que foi o primeiro caso documentado desse tipo e, embora raro, infecções duplas semelhantes estão acontecendo.

“Ambas as variantes estavam circulando (em março) na Bélgica”, disse a bióloga molecular Anne Vankeerberghen, para a imprensa belga. “Portanto, é provável que essa mulher tenha sido infectada por duas pessoas diferentes com duas variantes do vírus. Infelizmente, não sabemos como essa infecção aconteceu”, disse ela.

A Comissão Europeia alertou que espera que a variante altamente contagiosa Delta do coronavírus se torne dominante na Europa neste verão, citando estimativas da agência de prevenção de doenças da EU. (Isto É)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorNota Palmense Premiada realiza primeiro sorteio após reformulação
Próximo artigoPopulação a partir de seis meses ainda pode se vacinar contra a Influenza em 24 USFs