Nesta quarta-feira (28), as polícias Civil, Militar e Penal, bem como a Guarda Municipal, realizaram mais uma operação de fiscalização e prevenção nas cidades de Cristalândia, Pium, Pugmil e Lagoa da Confusão. A ação faz parte do Plano Operacional Integrado da Região Integrada de Segurança Pública Central (RISP – Central), o qual tem por objetivo a redução de crimes violentos letais, que já vem ocorrendo desde a implementação do Sistema Integrado de Metas, e contou com a participação de representantes de todas as forças policiais e de defesa social locais.

O Sistema Integrado de Metas, instituído pelo Decreto n.º 6.198, de 9 de dezembro de 2020, compõe-se de ações integradas no âmbito do sistema de segurança pública e defesa social tocantinense, baseado em um Plano Estratégico de Metas, com a finalidade de trocas de informações, planejamento de ações preventivas e repressivas, conforme as atribuições de cada Instituição estabelecidas no Plano Operacional.

Conforme relatório expedido pela Secretaria de Segurança Pública, no mês de Julho/2021, já foi possível verificar uma redução significativa dos índices de crimes violentos na área da RISP – Central. A atuação preventiva na região da AISP 09 conta com ações de fiscalização aos condenados do regime semiaberto e abordagens padrão, bem como ações repressivas de apreensões de drogas, armas e cumprimentos de mandados de prisão.

As operações são planejadas em reuniões conjuntas mensais, cuja troca de informações entre as forças policiais e de defesa social possibilitam a análise e planejamento de operações de acordo com a demanda da criminalidade local.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorEquipes da Assistência Social de todo o estado se Reúnem com lideranças em Palmas
Próximo artigoOficializada retorno às aulas em formato híbrido no dia 03 de agosto em Palmas