Palmas/Foto: Luciana Pires

A população de Palmas e região deve ficar atenta às variações da umidade do ar a partir desta quinta-feira, 15. A previsão para hoje é de que a máxima poderá chegar a 42% e a mínima a 22%, com índice alto de radiação ultravioleta. No momento, os registros são de riscos potenciais, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que chama a atenção também para as altas temperaturas com máxima de 34ºC, mínima de 19ºC, sem probabilidade de chuvas.

A Defesa Civil do Município alerta para a prevenção contra os problemas de saúde devido ao tempo seco. O órgão recomenda, portanto, manter o corpo sempre hidratado, beber bastante água, mesmo não estando com sede, principalmente crianças e pessoas idosas, evitar prática de exercícios físicos ao ar livre e exposição ao sol entre 10 e 17 horas, usar produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, usar chapéus e óculos escuros para proteger-se do sol e colocar recipientes com água ou vaporizadores nos quartos antes de dormir.

Queimadas

O tempo seco aumenta também o risco de incêndios florestais e, por isso, especialistas orientam a população a não fazer fogueiras e não jogar pontas de cigarros para fora dos veículos. Além disso, os motoristas que trafegam por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça. Em geral, a população deve evitar colocar fogo em folhas ou galhos secos nos quintais das casas e principalmente em terrenos baldios.

Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio dos números 199 (Defesa Civil) e/ou 193 (Corpo de Bombeiros) e ainda pelos telefones da Superintendência Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana – Gerência de Prevenção e Mitigação de Desastres da Prefeitura de Palmas (63) 2111-4211 e 2111-4232. (Maria do Carmo Ribeiro)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCurva perigosa conhecida como Apertado da Hora no sul do Tocantins passa por correção
Próximo artigoNo norte do Tocantins, cinco pessoas são presas por tráfico de drogas e crimes diversos