Realizada oficialmente nos dias 15, 16, 17 e 18 de junho a Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 100% Digital segue online, até sexta-feira, 30 de julho, oferecendo palestras, informações para o setor do agro, linhas de crédito e venda de veículos leves e pesados, máquinas e implementos agrícolas. Os interessados devem acessar a plataforma digital www.agrotins.to.gov.br.

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, que traz na bagagem a experiência de realização de várias edições da Feira presencial, classificou o evento como um desafio prazeroso por poder interagir com o produtor em um momento que não é aconselhável estar tão próximo em razão da pandemia.

“A Agrotins é um projeto maravilhoso de fazer. Esse desafio do formato digital adotado pelo governador Mauro Carlesse permite interagir com o produtor, poder levar para ele, por meio da tecnologia, aquilo que está sendo discutido de melhoria para o setor pelos institutos de pesquisas e pelas fábricas de equipamentos. É muito importante neste momento e faz com que o produtor se sinta incluído e valorizado”, frisou, reforçando que o produtor rural é quem está segurando a economia brasileira, com competência e determinação.

O secretário destacou, ainda, que cinco continentes e mais de 30 países já receberam o sinal da Agrotins. Em termos de negócios, segundo o secretário, a expectativa é muito boa, embora ainda não seja possível fazer uma avaliação final, porque as transações seguem abertas pela plataforma até o dia 30 de julho. “O setor industrial está limitado por uma série de fatores, mas, mesmo assim, os negócios estão sendo realizados, os bancos estão satisfeitos e tenho a certeza de que, por tudo isso, valeu a pena”, comentou.

Plano ABC
As ações de desenvolvimento das praticas sustentáveis realizadas, nos últimos anos no Tocantins, sobre o plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) continua na página da Agrotins 2021, assim como, palestras voltadas para diversos temas do agronegócio tocantinense, direcionados a produtores e alunos acadêmicos.

Por meio do Plano foi desenvolvido o Programa ABC – Linha de Crédito Rural que permite ao produtor, financiar projetos destinados às práticas que contribuam para a redução da emissão de gases. O Tocantins é o estado com maior número de contratos da região norte.

De acordo com o Banco Central do Brasil, de 2013 a 2020 foi contratado no Tocantins um montante de R$1,21 bilhões, sendo o Estado da Região Norte que mais aplica recurso proveniente da linha de crédito oficial do Plano ABC e o sexto em relação ao cenário nacional.

O secretário de Agricultura, Jaime Café, enfatiza os bons resultados. “Esse aumento na contratação do Plano ABC mostra que nós estamos conseguindo democratizar o acesso à tecnologia para os produtores rurais, inclusive para o pequeno produtor, então nós só temos a comemorar e tenhamos certeza que nos próximos crescer muito mais ainda”, destaca.

Campo no conhecimento
Na página da Agrotins os interessados podem também acessar no Campo do Conhecimento sobre as diversas palestras direcionadas a agricultura familiar, agroindústria, apicultura, piscicultura, linhas de créditos, entre outros.

Vendas
Na página também os produtores e interessados podem acessar  sobre as diversas linhas de créditos para cada segmento do agronegócio, assim como, a comporá de máquinas e implementos agrícolas.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorIrmão de médico assassinado em festa no Maranhão fala sobre a cena do crime
Próximo artigoMP estabelece diretrizes para retomada gradual do trabalho presencial a partir de 1º de agosto