O Vice-governador afirma que todo projeto que visa melhorar a vida da população tocantinense tem o apoio do Governo do Tocantins / Foto: Elisangela Silva

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira, 28, o Superintendente Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Tocantins, Benedito Manuel de Aguiar. No encontro, foram discutidas parcerias institucionais para atender a classe rural do Estado.

Benedito Manuel apresentou ao Vice-governador alguns programas que irão beneficiar os povos indígenas,  quilombolas, assentados, pescadores e população ribeirinha, como  o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Cadastro de Produtores Rurais, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais, Público do PAA, Cooperativas, Associações e Demais Agentes (Sican), Distribuição de Alimentos e o Programa Sócio Assistencial.

De acordo com o Superintendente da Conab, a parceria entre os órgãos do Governo do Tocantins como o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) trará um novo marco para a agricultura familiar do Tocantins. “Traremos um novo marco para a agricultura familiar da nossa terra buscando aplicar o programa para os 139 municípios, gerando renda e movimentando a economia local”, disse.

Ainda segundo Benedito Manuel, a Superintendência da Conab compra os alimentos dos produtores rurais que estabelecerem uma Associação ou Cooperativa para vendê-los. Assim, fará a doação as entidades filantrópicas, bem como o treinamento e qualificação dos cadastrados no PAA, fortalecendo também o desenvolvimento dos povos indígenas, quilombolas, assentados ribeirinhos e pescadores.

O Vice-governador afirma que todo projeto que visa melhorar a vida da população tocantinense tem o apoio do Governo do Tocantins. “Foi um encontro importante para nós, vemos uma parceria com potencial de fomentar nossa economia e alcançar quem realmente precisa”, ressaltou.

Na ocasião, Wanderlei Barbosa ligou para o Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, César Halum, que demonstrou total interesse na agenda. Um novo encontro será realizado com a presença do Secretário, do governador Mauro Carlesse e órgãos como Ruraltins e Seagro. (Elisangela Silva/Ascom Vice-Governadoria)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMoisemar solicita à prefeitura informações sobre recursos destinados ao combate à Covid-19
Próximo artigoOperação em combate ao tráfico de drogas cumpre 20 mandados em Palmas