Na cerimônia de entrega de pás carregadeiras e retroescavadeiras realizada nesta quarta-feira, 8, no Palácio Araguaia, prefeitos de diversas localidades fizeram questão de externar seus agradecimentos ao governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, e à bancada federal que viabilizaram os recursos para aquisição do maquinário pesado que está sendo entregue a todos os municípios. As chaves e os documentos das máquinas foram entregues pelo Chefe do Executivo estadual, acompanhado do vice-governador, Wanderlei Barbosa. Até o momento, 98 prefeituras já receberam o maquinário.

“Enquanto gestor, é uma satisfação muito grande, saber que seu trabalho vai melhorar a vida do cidadão, porque essas máquinas serão úteis na recuperação de estradas vicinais e vias urbanas e construção de algum equipamento que a comunidade esteja precisando. E esse benefício vai chegar a todas prefeituras independente do partido do prefeito, porque o foco maior de qualquer gestor deve ser a população”, reforçou o governador Mauro Carlesse.

O vice-governador Wanderlei Barbosa destacou que, independentemente do tamanho do município, todos têm igual importância para o Estado. “Fico feliz com mais essa entrega, todos os municípios têm a mesma importância para o Governo do Tocantins e todos estão sendo contemplados, do pequeno ao grande, da mesma forma. A nossa alegria é essa, de saber que os municípios vão ter como arrumar suas estradas, poder fazer uma cacimba, um reservatório de água para o pequeno produtor, os assentados e o morador que precisar”, frisou.

A prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro, falou da importância desse olhar municipalista, independentemente da posição política ou do tamanho do município. “Fico feliz que essas máquinas vão chegar a todos os municípios, isso mostra que o Governo do Estado, em parceria com a bancada federal, tem feito um trabalho muito democrático, atendendo de forma tranquila todos os municípios desde os menores até a capital, Palmas”, afirmou.

Segundo a prefeita Cinthia Ribeiro, a retroescavadeira será destinada à Secretaria de Desenvolvimento Rural, podendo ser cedida à Secretaria de Infraestrutura da Capital, ou seja, será utilizada tanto na zona rural quanto urbana. “Em específico eu falo que, quando os gestores entendem que desfeitos os palanques nós governamos para todos, quem ganha muito com isso é a população. Nós, hoje, vivemos um momento de tranquilidade no nosso Estado, nos nossos municípios. Para nós, na qualidade de gestores, prefeitos e prefeitas, é muito saudável essa parceria na construção de políticas públicas efetivas, na qual os maiores beneficiados são os cidadãos para quem a gente trabalha e tem que prestar contas”, complementou.

O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, afirmou que o maquinário somará aos demais e será usado nos serviços de infraestrutura. “Tanto faz a parte urbana quanto a rural, depende da necessidade do momento. Nós temos uma estrutura boa de maquinário no município, evidente que essa vem para reforçar, para continuarmos esse bom trabalho no sentido de que a população seja atendida”, informou Laurez Moreira, agradecendo pelo esforço conjunto para viabilizar o recurso para compra das máquinas.

O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, ressaltou que as novas máquinas serão utilizadas principalmente na manutenção de estradas vicinais e vias urbanas. “Os equipamentos são bastante versáteis e têm condições de trabalhar em várias atividades. E é importante esse entendimento da bancada federal do Tocantins que visualizou e conseguiu enxergar todos os prefeitos do nosso Estado quanto à necessidade desses equipamentos para cada município. Lógico que com o apoio do Governo do Estado que fez o meio de campo para conseguir fazer com que essas máquinas chegassem para todos”, destacou.

Recuperação de estradas

O foco de todas as gestões municipais contempladas com o maquinário pesado é a recuperação das estradas vicinais para escoar a produção e melhorar a rota do transporte escolar antes do retorno das aulas presenciais. “Aproveitar essas máquinas para arrumar as estradas, porque graças a Deus o inverno foi bom, mas os estragos são muitos. E também ajudar o pequeno produtor no que eles precisam e recuperar as rotas do transporte escolar, porque esperamos em breve voltar com as aulas presenciais e precisa ter boas estradas”, ressaltou o prefeito de Sucupira, Edinho Castro.

O prefeito de Itacajá, Cleoman Correia, quer dar uma atenção especial às estradas que dão acesso às aldeias indígenas. “Essa máquina chegou em boa hora, temos as terras indígenas que precisamos dar suporte. A demanda está muito grande nesse sentido, então chegou na hora certa para atender regiões como Cantinho, Obrigado, Marajá e Água Fria, as nossas prioridades no momento”, informou.

A prefeita de Santa Terezinha, Professora Itelma Berlamino, falou de gratidão e que foco é a zona rural. “É muita gratidão que a gente tem de estar recebendo essa máquina e vamos investir nas estradas vicinais que são o nosso maior problema no município. E também na perfuração de tanques para criação de peixes para a nossa comunidade, temos uma demanda grande lá nesse sentido”, disse, citando os povoados Mamão, Risada, Fortuna, e ainda as propriedades próximas ao perímetro urbano.

Em Paraíso do Tocantins, de acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Ubiratan Carvalho, o objetivo é melhorar as estradas vicinais para os produtores escoarem suas produções. “Em nome do prefeito Moisés Avelino, quero agradecer ao Governo do Estado e à bancada federal, essa máquina vem e um bom momento e será muito útil na recuperação das estradas vicinais, onde favorecerá o escoamento da produção, e isso contribui bastante tanto para a economia de Paraíso quanto para o Estado”, ressaltou.

Presentes

Participaram da cerimônia de entrega do maquinário nesta quarta-feira, 8, os prefeitos de Aurora do Tocantins, Aloilson Cardoso, o Caçula; Axixá do Tocantins, Damião Castro; Buriti do Tocantins, Américo Borjão; Combinado, Dofim Neto; Couto Magalhães, Ezequiel Costa; Crixás do Tocantins, Ivânio Rocha; Darcinópolis, Jackson Marinho; Gurupi, Laurez Moreira; Itacajá, Cleoman Correia; Lavandeira, César Oliveira; Monte Santo, Cleo Sousa; Nova Olinda, Zé Pedro; Novo Acordo, Elson Aguiar, o Dotozim; Palmas, Cinthia Ribeiro; Palmeirante do Tocantins, Charles Rodrigues; Pindorama do Tocantins, Sílvio Gás; Porto Nacional, Joaquim Maia; Riachinho, Diva Ribeiro; Sampaio, Armindo Cayres; Santa Terezinha do Tocantins, Professora Itelma Berlamino; Sucupira, Edinho Castro; Tupiratins, Weltman Veloso; além do secretário de infraestrutura de Paraíso do Tocantins, Ubiratan Carvalho; e do secretário de Administração de Aragominas, João Maria.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorTocantins é o 6° Estado que mais preserva empregos durante a pandemia, aponta Caged
Próximo artigoEm função da pandemia, Vestibular 2020/2 da UFT é cancelado