Conta de energia
Conta de energia

A tarifa de energia no Tocantins será reduzida. Este ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já aprovou até 13,3% de reajuste, mas com o Tocantins a história foi diferente. É que a Aneel está compartilhando com os 589 mil clientes de energia do estado a redução dos encargos setoriais e o ganho de eficiência obtido pela Energisa. A nova tarifa foi aprovada hoje, 2 de julho, e entrará em vigor na próxima quinta-feira, 4, sendo aplicada na energia consumida a partir desta data.

Os clientes tocantinenses perceberão uma redução média de -0,33%. Para os clientes residenciais (baixa tensão) a redução será de 0,36%. Já para os clientes de alta e média tensão, a exemplo das indústrias, a redução será de 0,20%.

Marcio Mário Zidan, diretor-presidente da Energisa Tocantins, lembra que a conta de energia está relacionada ao consumo do cliente. E que, mesmo a tarifa estando mais baixa, é necessário ter hábitos de consumo eficiente. “A forma como utilizamos a energia impacta diretamente no nosso orçamento familiar e empresarial. Ter atitudes que contribuam para a redução da conta de energia possibilita uma melhor qualidade de vida e deve ser parte da rotina”, comentou.

Dayanni Grassano, gerente de Regulação Econômica da Energisa, reforça que “o reajuste da tarifa é um processo regulado pela Aneel e previsto no contrato de concessão da empresa. Ele acontece somente uma vez por ano e, no caso do Tocantins, sempre na primeira semana de julho. Esta é a primeira vez, em sete anos, que houve queda na tarifa do Estado”.

Nacionalmente, a média de reajuste aprovado pela Aneel até 2 de julho tem sido de 6,38%, como demonstra o gráfico abaixo.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDelegado de Palmas é nomeado como novo diretor de combate à corrupção do Tocantins
Próximo artigoMP requer melhorias no transporte escolar em Aparecida do Rio Negro