Presidente da ATS, Roberta castro
Presidente da ATS, Roberta castro

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), autorizou nesta quarta-feira, 25, o reinício das obras do programa Água para Todos nos municípios de Gurupi, Marianópolis, Pau D’Arco e Santa Rita. Inicialmente, serão atendidas 232 famílias em distritos, assentamentos e comunidades rurais. O programa é financiado pelo Ministério da Integração Nacional, que liberou, esta semana, a parcela de R$ 3.750.000,00.

A liberação dos recursos só foi possível graças à gestão da presidente da ATS, Roberta Castro, junto à Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Social. O Estado já deu a contrapartida para o programa do governo federal, com a construção  de três sistemas coletivos de abastecimento no Projeto de Assentamento (PA) Vale Verde, em Gurupi.

Segundo Roberta Castro, “os SCAA, num total de 63 (nesta etapa serão implantados 15), atenderão famílias que passaram pelo crivo de um estudo social de cada comunidade, envolvendo quilombolas, projetos de assentamentos e outras comunidades rurais. Com isso, o Estado amplia o atendimento com água tratada para regiões onde antes esse benefício era inacessível”.

Os Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água (SCAA) beneficiam comunidades rurais de diferentes regiões do Estado e são constituídos por poço artesiano, sistema de bombeamento, reservatório com capacidade para 10 mil litros, clorador para tratamento de água e rede de distribuição.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJustiça anula sentença que condenava ex-prefeito de Porto Nacional Paulo Mourão
Próximo artigoPolícia Civil desvenda autoria de dois homicídios em Araguaína