Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Em vídeo, prefeito de Araguatins diz que não há político que faz campanha sem “caixa 2”
    NORTE

    Em vídeo, prefeito de Araguatins diz que não há político que faz campanha sem “caixa 2”

    Por Norte do Tocantins20 de julho de 2017
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Cláudio Santana
    Cláudio Santana

    O prefeito de Araguatins, Cláudio Santana (PMDB), disse em seu discurso durante um evento da Assembleia Itinerante, Cenovo (Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins), ocorrido na primeira quinzena desse mês de julho no colégio CEM que político nenhum no Brasil faz campanha sem ‘caixa dois’.

    Durante o seu discurso o prefeito disse que não tem dúvida e nem medo de falar que político nenhum no país faz campanha sem ‘caixa 2’, apesar de ser uma coisa perigosa e difícil de se falar, mas que tem que ser falado.

    “Quem nesse país faz campanha sem caixa dois? Quem? Qual vereador foi eleito sem usar caixa dois? A realidade é essa” disse o prefeito Cláudio Santana.

    Apesar das declarações do Prefeito Cláudio Santana, a Lei brasileira criminaliza a prática do “caixa 2”.

    A prática do caixa 2 não requer nenhum tipo de “regulação”. Trata-se, a princípio, do crime de falsidade ideológica, tipificado no artigo 299 do Código Penal.

    Do ponto de vista eleitoral, o crime está previsto na Lei 4.737 de 1965. Diz o artigo 350 do Código Eleitoral: “Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais”.

    Da mesma forma, a natureza espúria do caixa 2 já está reconhecida pela Lei 9.504 de 1997, que estabelece as normas para as eleições. O parágrafo 3.º do artigo 22 do referido diploma legal é cristalino: “O uso de recursos financeiros para pagamentos de gastos eleitorais que não provenham da conta específica de que trata o caput deste artigo implicará a desaprovação da prestação de contas do partido ou candidato; comprovado abuso de poder econômico, será cancelado o registro da candidatura ou cassado o diploma, se já houver sido outorgado”. Além de ensejar em prisão de quem cometeu o crime de caixa 2.

     
    https://youtu.be/od1lnr714vg

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorProgramação fraca e estrutura bancária precária afasta turista da Praia da Ponta em Araguatins
    Próximo artigo Governador disponibiliza R$ 11 milhões para Câmpus da Unitins no Bico do Papagaio
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026

    Taxistas têm até 30 de junho para fazer vistoria obrigatória dos veículos

    2 de junho de 2026

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.