O senador Donizeti Nogueira (PT-TO) recebeu na tarde desta terça-feira, 07, o prefeito do município de Araguanã, Alan Brasil, que solicitou ao parlamentar apoio para a liberação de recursos de convênios firmados com o Ministério da Saúde para construção de uma unidade básica de saúde e ampliação de outra já instalada na cidade, demanda prontamente acolhida pelo parlamentar.

Durante o encontro, Donizeti Nogueira apresentou ao prefeito Alan a visão do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, de levar crescimento a pequenos municípios através do desenvolvimento sustentável do campo. Somada ao trabalho da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, de dobrar a classe média rural, existe grandes possibilidades de que o Estado do Tocantins experimente um grande crescimento e é necessário que os municípios se envolvam nesse processo.

Questionado sobre a situação da piscicultura em Araguanã, o prefeito informou que pleiteia junto ao Ministério da Pesca a instalação de um frigorífico de peixe para a cidade que foi contemplada com a cessão de máquinas para implantação dos primeiros tanques escavados e cursos do Pronatec voltados a piscicultura, mas encontra dificuldades para a ampliação de mercados pela falta de capacidade de processamento dos peixes. Donizeti informou que está desenvolvendo um projeto de estímulo à piscicultura no Estado em parceria com o Ruraltins.

O prefeito Alan aproveitou a oportunidade para convidar o senador para o Festival Gastronômico do Peixe, que acontece anualmente no município no mês de agosto.

Outro assunto que entrou em pauta foi a cadeia leiteira que sofre com a variação de preços ao longo do ano, tornando, muitas vezes, a atividade inviável. O senador Donizeti propôs a avaliação de consórcios entre municípios vizinhos ou a criação de cooperativas de produtores para fortalecer o setor, através da implantação de laticínios e a venda de derivados do leite com valor agregado.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorLei Cristiano Araújo: Halum quer punição para quem compartilha fotos de cadáveres
Próximo artigoAyres solicita informação sobre “custo administrativo” na conta de energia elétrica