O Centro Educacional Infantil Constantino Pacífico de Oliveira, que fica localizado na Vila Cearense, recebeu R$ 185 mil em investimentos da Prefeitura de Araguaína. Telhado reconstruído, construção de três salas e três banheiros com acessibilidade, ampliação de salas e refeitório foram algumas das melhorias realizadas e que serão entregues à população no próximo dia 5 de agosto, às 9h.

Com a reconstrução e ampliação, a creche terá capacidade de atender 224 crianças, do berçário ao 5º ano. Desde que foi fundada, em 2009, a unidade escolar não havia sido reformada. Segundo a diretora Maria do Amparo Frazão, a reconstrução era um anseio dos pais e de toda a comunidade escolar. “Quando chovia era um Deus nos acuda com as goteiras”, conta a diretora. O novo telhado recebeu estrutura de ferro e todas as salas são forradas em material antichamas e climatizadas.

Entre as salas construídas estão a da administração, dos professores e a área de serviço, além dos banheiros, que ficaram mais amplos e ganharam adaptações para alunos com deficiência. As ampliações foram feitas em duas salas da secretaria e no refeitório. “Agora podemos acomodar melhor os alunos na hora do lanche e almoço. Antes tínhamos que revezar as turmas, causando transtornos e demora”, pontuou Maria do Amparo.

Os detalhes da reconstrução também chamam a atenção, como o calçamento ao redor da creche, as enormes pinturas com mensagens educacionais e muros com pingadeiras de concreto, que têm a função de proteger as paredes de infiltrações.

Além da reconstrução e ampliação, o CEI Constantino Pacífico de Oliveira recebeu novos móveis, reforma do parque de lazer e novos brinquedos para as crianças.

Melhorias na Educação

Nesses dois anos e seis meses de gestão, foram ampliadas 14 unidades de ensino, nove foram reformadas, duas reconstruídas, três construídas e entregues a população, 11 unidades já foram licitadas e com previsão início das obras em 2015. Além desses investimentos, estão sendo executadas 2 coberturas de quadras e a construção de três ginásios dentro das unidades de ensino.

Até dezembro, todas as salas de aulas estarão climatizadas. Ainda dentre as ações realizadas e que continuam a serem feitas, pode-se destacar os recursos financeiros do orçamento municipal, são investidos 40%. Sendo que o valor obrigatório é de 25%.

Em março, Araguaína recebeu o Prêmio “Excelência em Educação”, concedido pelo Instituto Ayrton Senna. Evasão zero e redução da distorção idade-série foram alguns dos indicadores que colocaram a cidade entre os 11 municípios brasileiros homenageados.

Em abril, Araguaína também foi um dos 100 municípios escolhidos para receber o Prêmio Gestor Nota 10 e Certificado de Qualidade Total Brasil/Suíça, concedido pela União Brasileira de Divulgação (UBD). O Município teve destaque nas pesquisas de utilidades públicas realizada pela UBD na Esfera Educação e Infraestrutura. A pesquisa foi realizada em 4.290 municípios brasileiros.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorFamília é atacada a tiros e facadas durante a madrugada em Esperantina
Próximo artigoEm Xambioá, presidente desafia servidores e juízes a encontrarem causas e soluções para congestionamento