usb setor costa esmeraldaEm decorrência de ajustes no sistema de informatização e treinamento dos servidores, foi alterada a data de inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor Costa Esmeralda para o dia 4 de agosto, às 9h da manhã. A 19ª UBS do Município de Araguaína, que seria inaugurada na próxima quinta, dia 30, será a terceira unidade básica informatizada no Município. O sistema torna os atendimentos e acompanhamento dos pacientes mais precisos. A unidade vai dispor de uma equipe técnica formada por três técnicos de enfermagem, um médico, um enfermeiro, um cirurgião dentista, um auxiliar em saúde bucal, um farmacêutico e um administrativo. Ao todo, serão 1.040 pessoas atendidas mensalmente.

Com a nova unidade, uma média de 1.788 famílias que residem no bairro vão poder receber atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos. Poderão realizar exames de prevenção, teste rápido de gravidez, glicemia, pezinho, aferição de pressão arterial e retirada de medicamentos na unidade. Além dos atendimentos, serão feitas vacinação, visitas domiciliares, nebulização, coleta de exames, conforme demanda espontânea.

Informatização

A primeira UBS a ser modernizada foi a do Setor JK e a segunda, a UBS Manoel Maria, localizada no Setor Cimba. A informatização integral das unidades compreende instalação de antenas parabólicas de internet gratuita, implementação do prontuário eletrônico, aquisição de computadores de última geração, capacitação da rede municipal para uso da tecnologia e sistemas interligados para início do 0800 da Saúde.

A medida, parte integrante do Programa Municipal Araguaína Conectada, visa facilitar a organização dos atendimentos e o acesso às informações dos pacientes, fortalecendo a atenção básica e possibilitando a marcação de consultas por telefone.

Estrutura

A infraestrutura da unidade, praticamente pronta, contará com auditório, banheiros, salas de PCCU, vacinação, curativos, farmácia, almoxarifado, expurgo, copa, consultório odontológico, depósito de material de limpeza, além de dois consultórios médicos e dois consultórios para enfermagem. A UBS vai também dispor de uma equipe do Programa de Saúde da Família (ESF).

“A nova unidade de saúde que será inaugurada no Costa Esmeralda representa um ganho para a comunidade, que terá acesso a um atendimento de qualidade de uma equipe multiprofissional na unidade, e que também não precisará se deslocar para o Setor Barros ou outra região da cidade para receber atendimento”, finalizou Murilo Bastos, superintendente de Atenção Básica do Município.

UBS

Foram construídas cinco novas UBS; dessas, foram entregues à população a UBS Manoel Maria Dias de Brito (Cimba), UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione), UBS Dr. Raimundo Gomes Marinho (Maracanã) e UBS JK. Outras seis foram reformadas: Palmeiras do Norte (São Miguel), Couto Magalhaes, Bairro de Fátima, Araguaína Sul, Albeny Soares de Paula (Setor Noroeste) e Manoel dos Reis Lima (Jardim das Flores). Uma UBS está em processo de conclusão da reforma, trata-se da Avany Galdino da Silva (Bairro São João).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJornalista e Consultora Kassandra Valduga lança site de moda
Próximo artigoFestival de Férias tem apresentação de música e teatro