Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » ETI Caroline Campelo é a primeira escola a receber ações do projeto Defensoria Pública nas Escolas
    TOCANTINS

    ETI Caroline Campelo é a primeira escola a receber ações do projeto Defensoria Pública nas Escolas

    By Norte do Tocantins28 de junho de 2026
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    A Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), iniciou nesta sexta-feira, 26, mais uma etapa do projeto ‘Defensoria Pública nas Escolas’. A iniciativa tem como objetivo cooperar com o processo de construção do conhecimento por meio de ações informativas e educativas, considerando o contexto econômico, social e cultural de cada comunidade.

    A primeira ação desta fase aconteceu na Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, no setor Santa Fé 2. Os estudantes participaram de uma dinâmica baseada na metodologia World Café, discutindo casos relacionados ao trabalho infantil. A atividade foi conduzida pela pedagoga da Seduc, Elizete Sales Sodré, que trouxe informações sobre a legislação brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estimulando o debate e a reflexão sobre direitos e deveres. “A participação da turma foi muito significativa. Conseguimos envolver os educandos e gerar impacto. Queremos que eles se tornem multiplicadores dessas informações dentro da comunidade escolar”, destacou Elizete.

    O orientador pedagógico da equipe multiprofissional da Semed, Valdeir Avelar, reforçou a importância da parceria. “A Defensoria Pública, junto com a Semed, a Seduc e as unidades escolares, promove rodas de conversa e oficinas para garantir e reforçar a importância da garantia desses direitos, e um deles é os alunos estarem aqui na escola, estudando”.

    Para o diretor da ETI, James Diógenes, a iniciativa é essencial diante dos desafios atuais. “Prestem muita atenção, porque isso é um aprendizado que vocês vão levar para a vida e compartilhar com os outros”.

    A estudante Ana Clara Moraes, do 7º ano, também avaliou positivamente a experiência. “Aprendi que ajudar em casa não deve ser visto como exploração, mas sim como cooperação. Que o trabalho infantil é algo sério e precisa ser tratado com atenção. Aprendi coisas novas que não aprenderia fora da escola. Trabalho infantil não é brincadeira e que nossa obrigação é estudar para conseguir um futuro melhor”, afirmou.

    O projeto Defensoria Pública nas Escolas seguirá percorrendo escolas da rede municipal em diferentes regiões da Capital, levando palestras multitemáticas que abordam os eixos de cidadania e ética, direito, saúde, violência e paz, destinadas a estudantes do ensino fundamental, professores e familiares.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleGovernador Wanderlei Barbosa decreta ponto facultativo para servidores na tarde de segunda-feira durante jogo do Brasil
    Next Article Governo do Tocantins abre portas ao Japão e apresenta oportunidades de negócios em visita oficial
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Investigação sobre plantões expõe preocupação entre estudantes de medicina no Paraguai

    28 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa decreta ponto facultativo para servidores na tarde de segunda-feira durante jogo do Brasil

    25 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa sanciona lei que institui o Selo “Amigo dos Animais” para empresas e entidades

    25 de junho de 2026

    Com o apoio do governador Wanderlei Barbosa e da gestão municipal, Arraias recebe seu 1º Centro de Esporte e Lazer

    25 de junho de 2026

    Obra aguardada há quatro décadas, nova rodoviária de Gurupi avança com recursos destinados por Dorinha

    25 de junho de 2026

    Diante de números alarmantes, MPTO reúne rede de proteção para reforçar acolhimento de crianças e adolescentes em sofrimento emocional

    24 de junho de 2026

    Últimas Notícias

    Investigação sobre plantões expõe preocupação entre estudantes de medicina no Paraguai

    28 de junho de 2026

    Governo do Tocantins abre portas ao Japão e apresenta oportunidades de negócios em visita oficial

    28 de junho de 2026

    ETI Caroline Campelo é a primeira escola a receber ações do projeto Defensoria Pública nas Escolas

    28 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa decreta ponto facultativo para servidores na tarde de segunda-feira durante jogo do Brasil

    25 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.