O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, lançou nesta terça-feira (24) o programa Tocantins no Pódio, com o objetivo de fortalecer o esporte em todas as faixas etárias nos 139 municípios do estado. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju) e visa promover a cidadania, saúde, inclusão social e formação de atletas profissionais.
O programa abrange cinco eixos: alto rendimento, iniciação esportiva, esporte de participação, paradesporto e apoio às entidades esportivas. Ele integra ações como Copão Tocantins, Copa Tocantins de Ginástica Rítmica, Esporte Verão e os Jogos dos Servidores.
Uma das inovações do programa é a adesão ao Monitoramento do Esporte Brasileiro, em parceria com o Instituto de Pesquisa de Inteligência Esportiva (Ipie/UFPR). O projeto vai diagnosticar a situação esportiva nos municípios tocantinenses, subsidiar políticas públicas com base em dados e apoiar a adequação à Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023).
Durante o evento, também foi aberta oficialmente a edição 2025 dos Jogos dos Servidores, que contará com mais de 3 mil participantes de órgãos públicos municipais, estaduais e federais. As modalidades incluem futsal, futebol society, voleibol, xadrez, tênis de mesa e corrida de rua (5 km).
A atleta de taekwondo Isabela Godinho, de 14 anos, destacou a importância do apoio do programa para a motivação e o desempenho dos atletas. Ela já representou o estado em competições internacionais, conquistando medalhas de ouro, prata e bronze.

