Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Filme que retrata a resistência do povo Krahô no Tocantins é premiado em Cannes
    NORTE

    Filme que retrata a resistência do povo Krahô no Tocantins é premiado em Cannes

    By Norte do Tocantins1 de junho de 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    O filme foi dirigido pela brasileira Renée Nader Messora e pelo português João Salaviza, e retrata a luta pela terra e as diferentes formas de resistência da comunidade da aldeia Pedra Branca, terra Indígena Krahô, no Estado do Tocantins (Foto: Divulgação)

    O longa-metragem A Flor de Buriti, premiado no Festival de Cannes, na França, na última semana, retrata a temática da luta pela terra e as diferentes formas de resistência da comunidade da aldeia Pedra Branca, terra Indígena Krahô, no Estado do Tocantins. O filme foi dirigido pela brasileira Renée Nader Messora e pelo português João Salaviza, e é estrelado pelos atores Ilda Patpro Krahô, Francisco Hyjnõ Krahô, Luzia Cruwakwyj Krahô e Débora Sodré.

    Segundo a diretora, a produção do longa surge a partir do desejo em pensar a relação dos Krahô com a terra, além de refletir sobre como essa mesma relação vai sendo elaborada pela comunidade através dos tempos. “A gente não trabalha com o roteiro fechado. A questão da terra é a espinha dorsal do filme. Propusemos aos atores trabalhar a partir desse eixo, criar um filme que pudesse viajar pelos tempos, pela memória, pelos mitos, mas que, ao mesmo tempo, fosse uma construção em aberto que faríamos enquanto fossemos filmando.”, afirma Messora.

    Sendo um Estado com identidade cultural enriquecida pela presença de diferentes povos originários e etnias, o Tocantins é um ambiente favorável para as produções cinematográficas, com seu potencial paisagístico e riqueza cultural, que perpassa diversos aspectos, desde a música, a dança, o vocabulário, a culinária e as histórias e mitos.

    Segundo o secretário da Cultura, Tião Pinheiro, “os povos originários brasileiros têm um histórico de resistência. No Tocantins, esse histórico também é percebido junto à sua atitude de força somada aos aspectos cotidianos que enriquecem a identidade cultural. O povo Krahô mesmo neste contexto, ganhou visibilidade por meio do audiovisual, um potente instrumento cultural, na maior premiação de cinema do mundo, que é o Festival de Cannes. Isso é um momento histórico para o Tocantins.”, afirma.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleGestão Wanderlei Barbosa avança nas progressões de servidores públicos, mais de 6 mil são publicadas
    Next Article Hoje Taquaruçu será capital por um dia e vai ofertar serviços para moradores; confira programação completa
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Convenção de Dorinha: 5 de agosto | 16h no Espaço Cultural, Palmas será o centro da política tocantinense!

    21 de julho de 2026

    Silvanópolis, Nova Rosalândia e Taipas reforçam apoio ao pré-candidato ao Senado Gaguim e fortalecem projeto no Tocantins

    21 de julho de 2026

    Após testes, especialistas descobrem danos irreversíveis e ponte terá que ser reconstruída do zero

    18 de julho de 2026

    Wanderlei apresenta Dorinha como sua sucessora e convoca povo do Tocantins para nova caminhada

    16 de julho de 2026

    Multidão de mais de 12 mil pessoas marca lançamento da aliança liderada por Wanderlei, Dorinha e Wagner

    16 de julho de 2026

    Araguaína se prepara para grande ato de pré-campanha de Dorinha com a presença de Wanderlei Barbosa

    13 de julho de 2026

    Últimas Notícias

    Convenção de Dorinha: 5 de agosto | 16h no Espaço Cultural, Palmas será o centro da política tocantinense!

    21 de julho de 2026

    Dorinha marca convenção para o dia 5 de agosto e promete grande mobilização política rumo às eleições de 2026

    21 de julho de 2026

    Silvanópolis, Nova Rosalândia e Taipas reforçam apoio ao pré-candidato ao Senado Gaguim e fortalecem projeto no Tocantins

    21 de julho de 2026

    Policial civil de folga é suspeito de efetuar disparo que matou filho de vereador em praia de Porto Franco

    21 de julho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.