Foto: Nonato Silva

Nos últimos dias, foram registradas quedas nas temperaturas durante a noite e de madrugada em todo o Tocantins. O meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral, responsável pelo Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Unitins, explica que essa variação na temperatura já era esperada, está dentro da normalidade e não pode ser vinculada às baixas temperaturas registradas em outras regiões do Brasil.

A queda na temperatura ocorre devido a uma condição atmosférica reinante nesses últimos dias. As noites e as madrugadas não têm tido nebulosidade, então toda a energia [calor] recebida durante o dia, com máximas de 35/36 graus, é perdida durante a noite. “A nuvem funciona como um termorregulador de energia, ela aprisiona e retém calor. Então, a partir do momento em que o sol se põe, as temperaturas altas vão se perdendo, porque não há nuvens para aprisionar o calor. Aí, percebemos as baixas temperaturas”, explica José Luiz Cabral.

A média de temperatura de Palmas nos últimos 30 anos, por exemplo, é de 18,8° no mês de julho. Para este ano, a temperatura mínima esperada para o mês de junho (climatologia) é de 19,7°C e, para o mês de julho, é de 18,8°C, todas dentro da média. Outras regiões do Estado continuam marcando valores abaixo destes, como o município de Santa Rosa do Tocantins e Rio Sono com 13 e 14 graus, respectivamente, que também estão dentro da média esperada.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorNepotismo, apadrinhados e ‘fantasmas’; Xambioá não faz concurso há mais de 10 anos e vereador Bujica cobra seletivo
Próximo artigoPará anuncia concurso da polícia penal com 1646 vagas