ASCOM/Vicentinho Jr.

Uma articulação do deputado federal Vicentinho Júnior (PL-TO) e do senador Eduardo Gomes (MDB-TO), resultou nesta terça-feira, 29, no compromisso de instalação de postos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), nos 139 municípios tocantinenses. O acordo firmado entre o presidente do INSS, Leonardo Rolim e o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, ocorreu em Brasília e visa oferecer comodidade e agilidade quanto aos atendimentos ofertados pelo Órgão, aos tocantinenses.

Para instalação dos postos, os gestores municipais ficam responsáveis por ceder o espaço físico, bem como alguns servidores e, caberá ao INSS disponibilizar médicos peritos para realização dos atendimentos. A celebração do Termo de Cooperação Técnica (TAC) entre o INSS, ATM e municípios está previsto para ocorrer em Palmas, no dia 15 de julho.

Vicentinho Júnior explicou que a ação exige uma estrutura mínima dos executivos e em contrapartida a disponibilidade dos serviços vai resolver um problema que se estende em muitos municípios do Estado. “Os postos vão otimizar tempo, gerar economia ao erário público, garantir maior segurança e reduzir o processo burocrático, pois não será mais necessário que as pessoas desloquem para outras cidades para requerer seus direitos previdenciários”.

O presidente da ATM, Diogo Borges lembrou que a Associação tem apoiado projetos que ampliam a prestação dos serviços aos municípios. “Iremos mobilizar os gestores para conhecerem o projeto, analisarem a possibilidade de parceria que os Municípios podem estabelecer com o INSS e favorecer a instalação efetiva de postos do órgão previdenciário nas localidades”, pontuou.

Do INSS, participaram da audiência, o presidente Leonardo Rolim, os assessores Alex Carreiro e Makyson Teixeira; José Oliveira Diretor de benefícios; Thiago Espírito Santo, coordenador geral de Patrimônio; Roberto Braga, Superintendente Regional Norte e Centro-Oeste; Bruno Bianco, Secretário Especial de Previdência e Trabalho; Eduardo de Oliveira Magalhães, Subsecretário da Perícia Médica. Dentre os serviços ofertados pelo INSS estão aposentadoria; auxílio doença; auxílio reclusão; pensão por morte; salário família; salário maternidade; benefícios assistenciais e por tempo de contribuição.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCom melhor salário para nível médio do País, Conselho Regional de Medicina está com inscrições abertas
Próximo artigoEstudantes da rede estadual da regional de Pedro Afonso recebem kits de alimentos do Governo do TO