Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Cinthia Ribeiro articula mais vacinas para Palmas
    NORTE

    Cinthia Ribeiro articula mais vacinas para Palmas

    Por Norte do Tocantins22 de junho de 2021
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro

    Em mais um gesto de articulação na busca por mais vacinas para Palmas, a prefeita Cinthia Ribeiro enviou nesta segunda-feira, 21, ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em que solicita ao Governo Federal tratamento equânime para Palmas na distribuição de imunizantes contra a Covid-19 entre as capitais brasileiras. No documento, Cinthia apresenta dados que comprovam a disparidade na quantidade de doses recebidas em relação à população.

    Enquanto Palmas recebeu o equivalente a 33% do total de habitantes – à frente apenas de Boa Vista (RR) e Macapá (AP), com 32% cada –, Vitória (ES) encabeça o ranking, tendo recebido o equivalente a 78% de sua população, seguida das capitais mineira, Belo Horizonte (71%), e gaúcha, Rio Grande do Sul (70%). A média do percentual de vacinas em relação ao número de habitantes, das 27 capitais, é de 50%, bem acima dos 33% de Palmas. Os dados foram extraídos dos vacinômetros das respectivas capitais na última sexta-feira, 18.

    “Significa dizer que, se Palmas tivesse recebido um quantitativo de doses equivalente a 50% da sua população de 306 mil habitantes, e considerando nossa excelente performance no ritmo de vacinação, que é de 87%, a esta altura, ao menos 107 mil palmenses já teriam recebido a primeira dose. Um terço da nossa população!”, afirma a prefeita, que pediu ao ministro da Saúde o envio de remessa extra de 50 mil doses para reparar essa distorção e equiparar Palmas ao percentual médio das outras capitais.

    Até o último sábado, a Capital havia aplicado 92.457 doses, de um total de 101.580 recebidas do Ministério da Saúde. São quase 73 mil utilizadas na primeira aplicação (D1), o que corresponde a 24% da população total e 33% da população elegível para receber a vacina.

    Cinthia Ribeiro também enviou ofícios ao governador Mauro Carlesse, aos senadores Eduardo Gomes, Kátia Abreu e Irajá Abreu e ao coordenador da bancada federal tocantinense no Congresso, deputado Tiago Dimas. No documento, a prefeita expõe os fatos e pede às autoridades que reforcem a gestão junto ao Ministério da Saúde em favor de Palmas e do Tocantins.

    “O Brasil todo está longe do ideal de vacinação contra a Covid-19, e Palmas poderia estar mais bem posicionada se tivéssemos vacinas. Por isso temos de unir forças com o Governo do Estado e nossa bancada federal no Congresso para reparar essa distorção e garantir tratamento igual para nossa gente”, citou Cinthia Ribeiro, ao destacar que o próprio Estado do Tocantins recebeu menos doses proporcionalmente à sua população, em relação à maioria das unidades da Federação, mesmo tendo um bom índice de vacinação.

    Dados extraídos na última sexta-feira, do portal do Ministério da Saúde, mostram o Tocantins com o 15º melhor percentual de doses aplicadas em relação às recebidas (70%), à frente de estados como Maranhão (69%) e São Paulo (68%). Na outra ponta, quando se compara os percentuais de doses recebidas em relação à população total dos Estados, o Tocantins amarga a 23ª posição, com 43%. “Os números revelam que temos capacidade de manter um ótimo ritmo de vacinação, desde que tenhamos os imunizantes”, afirma Cinthia.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorOrdens de serviço são assinadas pelo Governo do estado no Bico do Papagaio
    Próximo artigo Confira as vagas de emprego no Tocantins nesta terça-feira,22
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026

    Taxistas têm até 30 de junho para fazer vistoria obrigatória dos veículos

    2 de junho de 2026

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.