Prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro

Em mais um gesto de articulação na busca por mais vacinas para Palmas, a prefeita Cinthia Ribeiro enviou nesta segunda-feira, 21, ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em que solicita ao Governo Federal tratamento equânime para Palmas na distribuição de imunizantes contra a Covid-19 entre as capitais brasileiras. No documento, Cinthia apresenta dados que comprovam a disparidade na quantidade de doses recebidas em relação à população.

Enquanto Palmas recebeu o equivalente a 33% do total de habitantes – à frente apenas de Boa Vista (RR) e Macapá (AP), com 32% cada –, Vitória (ES) encabeça o ranking, tendo recebido o equivalente a 78% de sua população, seguida das capitais mineira, Belo Horizonte (71%), e gaúcha, Rio Grande do Sul (70%). A média do percentual de vacinas em relação ao número de habitantes, das 27 capitais, é de 50%, bem acima dos 33% de Palmas. Os dados foram extraídos dos vacinômetros das respectivas capitais na última sexta-feira, 18.

“Significa dizer que, se Palmas tivesse recebido um quantitativo de doses equivalente a 50% da sua população de 306 mil habitantes, e considerando nossa excelente performance no ritmo de vacinação, que é de 87%, a esta altura, ao menos 107 mil palmenses já teriam recebido a primeira dose. Um terço da nossa população!”, afirma a prefeita, que pediu ao ministro da Saúde o envio de remessa extra de 50 mil doses para reparar essa distorção e equiparar Palmas ao percentual médio das outras capitais.

Até o último sábado, a Capital havia aplicado 92.457 doses, de um total de 101.580 recebidas do Ministério da Saúde. São quase 73 mil utilizadas na primeira aplicação (D1), o que corresponde a 24% da população total e 33% da população elegível para receber a vacina.

Cinthia Ribeiro também enviou ofícios ao governador Mauro Carlesse, aos senadores Eduardo Gomes, Kátia Abreu e Irajá Abreu e ao coordenador da bancada federal tocantinense no Congresso, deputado Tiago Dimas. No documento, a prefeita expõe os fatos e pede às autoridades que reforcem a gestão junto ao Ministério da Saúde em favor de Palmas e do Tocantins.

“O Brasil todo está longe do ideal de vacinação contra a Covid-19, e Palmas poderia estar mais bem posicionada se tivéssemos vacinas. Por isso temos de unir forças com o Governo do Estado e nossa bancada federal no Congresso para reparar essa distorção e garantir tratamento igual para nossa gente”, citou Cinthia Ribeiro, ao destacar que o próprio Estado do Tocantins recebeu menos doses proporcionalmente à sua população, em relação à maioria das unidades da Federação, mesmo tendo um bom índice de vacinação.

Dados extraídos na última sexta-feira, do portal do Ministério da Saúde, mostram o Tocantins com o 15º melhor percentual de doses aplicadas em relação às recebidas (70%), à frente de estados como Maranhão (69%) e São Paulo (68%). Na outra ponta, quando se compara os percentuais de doses recebidas em relação à população total dos Estados, o Tocantins amarga a 23ª posição, com 43%. “Os números revelam que temos capacidade de manter um ótimo ritmo de vacinação, desde que tenhamos os imunizantes”, afirma Cinthia.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorOrdens de serviço são assinadas pelo Governo do estado no Bico do Papagaio
Próximo artigoConfira as vagas de emprego no Tocantins nesta terça-feira,22